Unidade Curricular:Código:
Enfermagem Cirúrgica I853ECR1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
•Demonstrar capacidade de integração na equipa;
•Demonstrar integração dos conhecimentos teóricos na prática;
•Compreender funções e responsabilidades dos enfermeiros no perioperatório;
•Prestar cuidados cirúrgicos, tendo em conta o Processo de Enfermagem;
•Compreender os princípios de cicatrização da ferida cirúrgica;
•Conhecer os tipos de anestesias utilizados;
•Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional.
•Garantir a segurança da administração de substâncias terapêuticas;
•Estabelecer com o doente/família relação terapêutica;
Competências:
•Exerce de acordo com quadro ético e deontológico (5 a 15)
•Atua de acordo com fundamentos da prestação e gestão de cuidados (20 a 30)
•Utiliza a metodologia do PE, pela elaboração de estudo de caso (44 a 58)
•Estabelece relações interpessoais eficazes com doente e família (61 a 64)
•Promove ambiente seguro (68 a 71)
•Promove cuidados de Saúde interprofissionais e valorização da profissão (4, 75, 77, 78, 83
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos para o EC, são os que foram abordados ao longo da teórica da UC. O aluno deverá ao longo do seu percurso formativo na componente prática, mobilizar e ter presentes os conhecimentos que adquiriu e que tem de adquirir perante as situações reais. No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Serviços de Medicina, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam da Unidade Curricular de Enfermagem Cirúrgica I e também os conhecimentos das outras UCs do Curso, bem como outros que sejam abordados no decurso dos Seminários.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos no EC, estejam em consonância com os objetivos anteriormente formulados, permitindo capacitar os alunos com os conhecimentos teórico-práticos, integrando-os na UC teórica e pratica.
Os conteúdos que integram este estágio, têm a abrangência para que todos os princípios norteadores da profissão e da prática da Enfermagem estejam contemplados. Todos os conteúdos, são fundamentais para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários á compreensão de todo o processo que irá permitir ao estudante desenvolver a capacidade de observação, de analise, de critica e de saber fazer, face aos contextos práticos no âmbito da Enfermagem Médica, sendo capazes de planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem ao doente do foro médico, com as suas necessidades afetadas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A assiduidade é obrigatória às unidades curriculares do ensino clínico e seminário em pelo menos 90% da carga horária da unidade curricular, de acordo com o Regulamento da UFP.
A avaliação contínua é composta por dois momentos/ componentes:
Avaliação Intercalar e Avaliação Final (70%)
Elaboração de Estudo de Caso (30%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A coordenação e avaliação dos alunos são da responsabilidade da Equipa Pedagógica da instituição de ensino, coadjuvada pelos Enfermeiros Orientadores dos Serviços de Saúde. Serão agendadas reuniões da equipa pedagógica e alunos, para o acompanhamento da aprendizagem, o que não invalida outros encontros extraordinários de avaliação, sempre que a mesma equipa considerar necessário. A avaliação é feita tendo por base uma grelha de avaliação, construída a partir do documento “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (O E), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. Será de acordo com os objetivos delineados e terá caráter formativo e sumativo. Basear-se-á na elaboração de trabalho escrito (30%) e na Avaliação Intercalar e Avaliação Final (70%). O Aluno tem aproveitamento com nota igual ou superior a 10 valores
Bibliografia:
Bezerra, A. (2016). Oncologia para Enfermagem. Bookpartners Brasil Editora. ISBN 9788520445266;
CIPE Versão 2015 (2016). Classificação Internacional para a Pratica de Enfermagem/ Conselho Internacional de Enfermeiros. Lusodidacta. - ISBN 9789295099357.
Cunha, L. (2008) - Enfermagem em Ortopedia. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ldª.
Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel. ISBN 9789897523267
Martins, O.; Duarte, A. (2014). Enfermagem em Bloco Operatório. Lidel. ISBN 9789727579594.
Monahan F.; Sands J.; Neighbors M.; Marek J.; Greenn C. (2010). Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença; 8ª Edição, lusodidacta,
Nettina, S. (2011). Manual de Pratica de Enfermagem. Rio de Janeiro: 9.ª ed., Guanabara Koogan
Phipps, J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta
Potter, P. (2009) - Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. 7ª. Ed. Loures
Docente (* Responsável):
Esmeralda Barreira (merb@ufp.edu.pt)
Margarida Ferreira (mmferreira@ufp.edu.pt)