Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica853BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos da aprendizagem (OA)
1.Definir modelo, reconhecer a sua importância e condicionamentos.
2.Analisar os modelos estudados.
3.Entender e analisar uma variação exponencial.
4.Aplicar as variações exponenciais na explicação de fenómenos com interesse clínico.
5.Entender o mecanismo geral para um fenómeno de regulação.
6.Analisar processos de regulação definindo as suas variáveis e ciclos de controlo.
7.Aplicar a numenclatura da regulação à regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue.
8.Saber aplicar os conceitos anteriores à regulação da temperatura corporal e aos seus estados de alteração.
9.Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido.
10.Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea.
11.Relacionar a hidrodinâmica com técnicas de enfermagem como a medição da pressão sanguínea.
12.Entender e explicar estados de alterção à dinâmica circulatória normal.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1. 1. Definição de sistema.
1. 2. Analogias e modelos: os modelos das membranas biológicas..
1. 3.1. Variações exponencial.
CP2 - Regulação e controlo
2.1. Ciclo de retroacção.Estados estacionários: pontos de funcionamento. Retroacções negativa e positiva.
2.3. Ciclo de retroacção e respostas biológicas.
2.4. Ciclo de controlo da temperatura corporal.
2.5. Estados de alteração da temperatura corporal.
CP3 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
3.1. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito.
3.2. A pressão hidrostática do sangue.
3.3. Lei da conservação do débito. Lei de Bernoulli e de Poiseuille.
3.2.5. Regime laminar e regime turbulento.
3.3 Estudo dos fenómenos a nível capilar..
3.4. Estados de alteração da dinâmica circulatória.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1. 1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2.
1. 3.1. - Visa atingir OA3
1. 3.1.1 a 1.3.1. - Visa atingir OA4.
CP2 - Regulação e controlo
2. a 2. 4. 4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7
2.5. a 2.6.3. - Visa atingir OA8
CP3 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
3.1. e 3.1.1. - Visa atingir OA9
3.1.2. a 3.2.4 - Visa atingir OA10
3.2.5. Visa atingir OA11
3.3 a 3.4.5 - Visa atingir OA12
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes.
Avaliação
Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão sobre a relevância do conteúdo para os domínios da enefermagem). O aluno deverá obter média superior a 9,5 e ter classificação superior ou igual a 4,0 em cada elemento de avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em enfermagem para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Avaliação Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da enfermagem).
Bibliografia:
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002.
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003.
http://www.conteudodeenfermagem.com/2013/12/medir-pressao-arterial.html
Docente (* Responsável):
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)