Unidade Curricular: | Código: | ||
Profilaxia e Epidemiologia | 853PEPI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Profilaxia e Epidemiologia projeta-se na aprendizagem e na prática das especialidades clínicas e da saúde pública, para as quais funciona como ciência fundamental. São objetivos do seu ensino criar o interesse por entender porque é que as doenças ocorrem e, quando surgem, porque o fazem sob formas tão variadas, isto é, deixar presente o espírito das interrogações básicas dos estudos epidemiológicos. Pretende-se essencialmente que os alunos adquiram conhecimentos e competências base aplicáveis na caracterização do estado de saúde de uma população, na identificação da etiologia dos problemas de saúde e na elaboração de estratégias de saúde pública. Deste modo, os objetivos desta unidade curricular contribuem para a aquisição de competências de acordo com os critérios 21, 22, 23, 35, 41, 45, 71 e 86 do Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Importância e história da Epidemiologia. Medir Saúde e Doença. Inferência causal: modelos e critérios de causalidade. Epidemiologia clínica. Tipologia da investigação epidemiológica. Desenho de estudos epidemiológicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Epidemiologia é um instrumento auxiliar da investigação científica em saúde. São utilizadas ferramentas de descrição do estado de saúde e doença de uma população e também medidas de associação, para analisar a relação com a exposição a determinados fatores. Também são abordados os diferentes níveis de prevenção e os tipos de estudos epidemiológicos, assim como a importância da epidemiologia na prática clínica e na saúde pública. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais. Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa. Resolução de exercícios. A percentagem mínima de frequência das aulas teóricas e teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP. A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%. As datas das provas de avaliação serão marcadas no início do semestre. A falta de comparência a uma prova de avaliação implica a classificação de zero para efeitos de cálculo da classificação final e a não atribuição dos ECTS da unidade curricular. Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Greenberg, RS (2015) Medical Epidemiology – Population Health and Effective Health Care, 5th ed., Lange Basic Science – McGraw-Hill Education. [Greenberg, RS; Daniels, SR; Flanders, WD; Eley, JW; Boring, JR (2004) Epidemiologia Clínica, 3ª ed., Artmed.] [2] Gordis, L (2014) Epidemiology, 5th ed., Elsevier Saunders. [Gordis, L (2017) Epidemiologia, 5ª ed., Thieme Revinter.] [3] Friedman, GD (2004) Primer of Epidemiology, 5th ed., McGraw-Hill. [4] Beaglehole, R; Bonita, R; Kjellström, T (2006) Basic Epidemiology, 2nd ed., WHO. [Beaglehole, R; Bonita, R; Kjellström, T (2003) Epidemiologia Básica, 2ª ed., Santos.] [5] Hernández-Aguado, I; Gil, MA; Delgado-Rodriguez, M; Bolumar-Montrull, F (2011) Manual de Epidemiología y Salud Pública para grados en Ciencias de la Salud, 2ª ed., Editorial Médica Panamericana. |