Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica | 853GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Identificar as fases e características específicas da metodologia científica. - Aplicar os conhecimentos na elaboração de um trabalho científico - Descrever as diferentes etapas do processo de enfermagem - Recolher, validar e organizar e registo dos dados - Ser capaz de construir diagnósticos de enfermagem, planear intervenções de enfermagem e avaliar resultados | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
II – Metodologia do trabalho científico 1.O texto científico 1.1 – Bases de dados 1.2. O plágio 1.3. Etapas de um trabalho científico 1.4. Recolha de informação 1.5. Fichas de leitura 1.6. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica 1.7. Plano de trabalho e organização da informação recolhida 1.8. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia da profissão, assim como a utilização de uma metodologia de trabalho científico. Os métodos selecionados promovem o desenvolvimento das habilidades que permitirão ao aluno a aplicação do processo de enfermagem, nas suas diferentes etapas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Ao conjunto de conhecimentos disseminados através do método expositivo, associa-se o método interrogativo para promover a reflexão, assim como, o desenvolvimento de um trabalho, utilizando uma metodologia de trabalho científico, para desenvolver competências na aplicação das diferentes etapas do processo de enfermagem. O sistema de avaliação envolve a realização de uma prova escrita sobre a primeira parte do programa e de um trabalho de natureza individual (40% + 60%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. | |||
Bibliografia: | |||
Universidade Fernando Pessoa (s/d). Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Houaiss, A. e Villar, M. (2009). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objectiva. Classificação internacional para a Prática de Enfermagem: versãoBeta2 .Lisboa: Associação Portuguesa de enfermeiros, 2015. CIPE (2015) - https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/cipe-2015-dispon%C3%ADvel-online/ Avelino, C. et al.(2017). Avaliação do ensino-aprendizagem sobre a CIPE ® utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. [Em Linha]. Disponível em https://eds.b.ebscohost.com Sampaio, F. (2017). Intervenções de enfermagem NIC de âmbito psicoterapêutico: Conversão em linguagem classificada CIPE® versão 2. Em Linha]. Disponível em https://eds.b.ebscohost.com Oliveira, D. et al. (2013).Desafios para a introdução da CIPE® no ensino de Saúde Coletiva: Relato de Experiência. Em Linha]. Disponível em https://eds.b.ebscohost.com |