Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica853GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
- Identificar as fases e características específicas da metodologia científica.
- Aplicar os conhecimentos na elaboração de um trabalho científico
- Descrever as diferentes etapas do processo de enfermagem
- Recolher, validar e organizar e registo dos dados
- Ser capaz de construir diagnósticos de enfermagem, planear intervenções de enfermagem e avaliar resultados
Conteúdos Programáticos:
II – Metodologia do trabalho científico
1.O texto científico
1.1 – Bases de dados
1.2. O plágio
1.3. Etapas de um trabalho científico
1.4. Recolha de informação
1.5. Fichas de leitura
1.6. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica
1.7. Plano de trabalho e organização da informação recolhida
1.8. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia da profissão, assim como a utilização de uma metodologia de trabalho científico. Os métodos selecionados promovem o desenvolvimento das habilidades que permitirão ao aluno a aplicação do processo de enfermagem, nas suas diferentes etapas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Ao conjunto de conhecimentos disseminados através do método expositivo, associa-se o método interrogativo para promover a reflexão, assim como, o desenvolvimento de um trabalho, utilizando uma metodologia de trabalho científico, para desenvolver competências na aplicação das diferentes etapas do processo de enfermagem. O sistema de avaliação envolve a realização de uma prova escrita sobre a primeira parte do programa e de um trabalho de natureza individual (40% + 60%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso.
Bibliografia:
Universidade Fernando Pessoa (s/d). Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos.
Houaiss, A. e Villar, M. (2009). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objectiva.
Classificação internacional para a Prática de Enfermagem: versãoBeta2 .Lisboa: Associação Portuguesa de enfermeiros, 2015.
CIPE (2015) - https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/cipe-2015-dispon%C3%ADvel-online/
Avelino, C. et al.(2017). Avaliação do ensino-aprendizagem sobre a CIPE ® utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. [Em Linha]. Disponível em
https://eds.b.ebscohost.com
Sampaio, F. (2017). Intervenções de enfermagem NIC de âmbito psicoterapêutico: Conversão em linguagem classificada CIPE® versão 2.
Em Linha]. Disponível em https://eds.b.ebscohost.com
Oliveira, D. et al. (2013).Desafios para a introdução da CIPE® no ensino de Saúde Coletiva: Relato de Experiência. Em Linha]. Disponível em https://eds.b.ebscohost.com