Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacologia e Terapêutica Geral | 853FTG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Conhecer o papel da enfermagem na área da Farmacologia e Terapêutica • Aquisição de conhecimentos de Farmacologia dos principais grupos farmacoterapêuticos • Conhecimentos das características farmacocinéticas e seus parâmetros clínicos • Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos • Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interacções medicamentosas • Adequação da linguagem do enfermeiro para a promoção da adesão à terapêutica Nesta unidade curricular o estudante irá contribuir para as seguintes competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE): • Exerça a sua prática profissional de acordo com os quadros ético, deontológico e jurídico (critérios 2, 6, 7, 8, 9 10,11, 12, 13, 14, 15) • Atue de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados (critérios 20, 25, 46, 50,51, 58, 68,71) • Contribua para a valorização profissional (critério 83) | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento. Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica. Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos. Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso. Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol. ármacos que actuam no rim: diuréticos e antidiuréticos. Fármacos que actuam no aparelho cardiovascular: anti-hipertensores, antianginosos e fármacos usados na insuficiência cardíaca. Fármacos que actuam no aparelho digestivo: antiulcerosos, modificadores da motilidade gastrointestinal e antieméticos. Modificadores da Hemostase Cálculos e conversão de doses terapêuticas Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância. Fontes de informação sobre fármacos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica Geral proporcionam aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções de enfermagem na área da Farmacologia e Terapêutica. O conhecimento das bases da farmacologia e, ainda, dos principais grupos farmacoterapêuticos permitirão ao aluno adquirir os conhecimentos básicos para desenvolver a prática de enfermagem de acordo com os objectivos defenidos para a unidade curricular. Além disso os conteúdos programáticos enumerados permitem atingir competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta e (iv) discussão de casos clínicos relevantes. Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica (80% da nota final) e dois testes escritos na componente prática (20% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A simulação de casos práticos, a resolução de exercícios e exposição de casos clínicos permite consolidar competências para a utilização da Farmacologia e Terapêutica no dia-a-dia do Enfermeiro. A avaliação realizada em contexto teórico e prático da unidade curricular, permite confirmar a competência científica, observação e sistematização dos conhecimentos adquiridos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Rang and Dale's pharmacology, H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, and G. Henderson (Eds), 8th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015. 2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. 3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung and E Trevor (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2015. 4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, BA Chabner, BC Knollmann (Eds), 12th edition, McGraw-Hill, 2011. 5. Guia farmacológico para enfermeiros. AH Vallerand, CA Sanosk, JH Deglin, 14º Edição. Lusodidacta, 2016. |