Unidade Curricular:Código:
Farmacologia e Terapêutica Geral853FTG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
• Conhecer o papel da enfermagem na área da Farmacologia e Terapêutica
• Aquisição de conhecimentos de Farmacologia dos principais grupos farmacoterapêuticos
• Conhecimentos das características farmacocinéticas e seus parâmetros clínicos
• Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos
• Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interacções medicamentosas
• Adequação da linguagem do enfermeiro para a promoção da adesão à terapêutica
Nesta unidade curricular o estudante irá contribuir para as seguintes competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE):
• Exerça a sua prática profissional de acordo com os quadros ético, deontológico e jurídico (critérios 2, 6, 7, 8, 9 10,11, 12, 13, 14, 15)
• Atue de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados (critérios 20, 25, 46, 50,51, 58, 68,71)
• Contribua para a valorização profissional (critério 83)
Conteúdos Programáticos:
Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol.
ármacos que actuam no rim: diuréticos e antidiuréticos.
Fármacos que actuam no aparelho cardiovascular: anti-hipertensores, antianginosos e fármacos usados na insuficiência cardíaca.
Fármacos que actuam no aparelho digestivo: antiulcerosos, modificadores da motilidade gastrointestinal e antieméticos.
Modificadores da Hemostase
Cálculos e conversão de doses terapêuticas
Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
Fontes de informação sobre fármacos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica Geral proporcionam aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções de enfermagem na área da Farmacologia e Terapêutica.
O conhecimento das bases da farmacologia e, ainda, dos principais grupos farmacoterapêuticos permitirão ao aluno adquirir os conhecimentos básicos para desenvolver a prática de enfermagem de acordo com os objectivos defenidos para a unidade curricular. Além disso os conteúdos programáticos enumerados permitem atingir competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta e (iv) discussão de casos clínicos relevantes.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica (80% da nota final) e dois testes escritos na componente prática (20% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A simulação de casos práticos, a resolução de exercícios e exposição de casos clínicos permite consolidar competências para a utilização da Farmacologia e Terapêutica no dia-a-dia do Enfermeiro. A avaliação realizada em contexto teórico e prático da unidade curricular, permite confirmar a competência científica, observação e sistematização dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, and G. Henderson (Eds), 8th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung and E Trevor (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2015.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, BA Chabner, BC Knollmann (Eds), 12th edition, McGraw-Hill, 2011.
5. Guia farmacológico para enfermeiros. AH Vallerand, CA Sanosk, JH Deglin, 14º Edição. Lusodidacta, 2016.