Unidade Curricular: | Código: | ||
Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem II | 853FPE2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular de Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem II tem como principal finalidade proporcionar aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções de enfermagem adequadas a indivíduos, família e comunidade, em qualquer momento do ciclo de vida. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Alimentação Entérica 2. Eliminação Vesical 3. Eliminação Intestinal 4. Equilíbrio Hidroelectrolítico 5. Administração de Terapêutica 6. Cuidados de Enfermagem a Feridas 7. Relação de Ajuda 8. Cuidados de enfermagem ao doente terminal | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho. A avaliação é contínua e compreende: Componente Teórica: Duas provas de avaliação escrita que incidem nos conteúdos programáticos lecionados. Componente Prática: Duas provas de avaliação prática individual . Classificação Final: CF = (CT + CP) : 2 | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia Principal: [1] POTTER, PERRY (2006).Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. Lusociência [2] COLLIÉRE, M.F. (1999). Promover a Vida. Da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem.Lisboa, 2ªTiragem.Edicões técnicas e sindicato dos Enfermeiros Portugueses [3] Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer [4] DUQUE, H. E MENOITA, E. (2009). Úlceras de Pressão – uma abordagem estratégica. Coimbra, Formasau. [5] HALLOUET, P. E EGGERS, J. (2006). Fichas de Cuidados de Enfermagem, Lisboa, Climepsi Editores. [6] LAZURE, H. (1994). Viver a relação de Ajuda: uma abordagem teórica e prática de um critério de competência da Enfermagem. Lisboa, Ed. Lusodidacta [7] GUYTON, Arthur C (1992). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, 8ª ed, Guanabara Koogan [8] HANSEN, J., KOEPPEN, B. (2003). Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre, Artmed |