Unidade Curricular:Código:
Enfermagem de Saúde Materna II - Ensino Clínico853EMT2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Adquirir habilidades especificas nos cuidados à mulher e ao recém-nascido;
- Prestar cuidados de enfermagem ao recém-nascido e à mulher;
- Compreender a mulher e a sua problemática tanto no contexto individual quanto no contexto familiar e comunitário;
- Aplicar as metodologias de registo das práticas de enfermagem preconizadas na instituição;
- Desenvolver estratégias de educação para a saúde;
- Demonstrar capacidade de integração e relacionamento com a equipa pluridisciplinar;
- Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados, desenvolvendo a sua consciência e a sua identidade;
- Demonstrar uma atitude critico-reflexiva das práticas executadas.
Conteúdos Programáticos:
O Ensino Clínico de Cuidados de Enfermagem à Mulher II assenta na articulação de um conjunto de saberes a mobilizar e aplicar pelo estudante de forma integrada durante o período de ensino clínico.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular desenvolve-se em horas de seminário e em ensino clínico. Cabe aos diferentes elementos deste processo (supervisor e auxiliar pedagógico) proporcionar experiências relevantes que permitam a transferência dos conhecimentos teóricos para o contexto prático. O desenvolvimento do ensino clínico decorre em momentos de presença nas unidades de prestação de cuidados, sob a orientação de um auxiliar pedagógico e supervisionados por um professor, para o desenvolvimento de competências no domínio cognitivo, técnico-instrumental e sócio relacional, a pessoas em situações críticas. O caracter gradual do desenvolvimento das competências é espelhado nas diferentes grelhas de avaliação do plano de estudos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação contínua baseia-se avaliação da prática clínica, segundo modelo instituído (70%), na realização de um trabalho individual (trabalho 30%), com enfase na análise crítica e reflexiva das situações da prática de cuidados e do seu desempenho, potenciada nos seminários. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O ensino clínico permite ao aluno a consciencialização gradual dos diferentes papéis e competências que o enfermeiro deve ter na prestação de cuidados. Pretende-se através da dinamização de sessões individuais/grupo, discussão de casos clínicos, orientação de pesquisa e elaboração de trabalhos, promover a análise, partilha e reflexão sobre a prática de cuidados ou atividades que diligenciem a aprendizagem no âmbito do foco específico da pessoa em situação crítica. Nos seminários, realizados em grupo, são analisados casos clínicos que permitem refletir sobre a singularidade de cada situação, desenvolvendo no estudante espírito crítico e de ajuda.
Bibliografia:
1. Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015.
2. Ordem dos Enfermeiros (2011). Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Divulgar: Lisboa.
3. Direção-Geral da Saúde (2015). Programa Nacional de Saúde Reprodutiva. Lisboa: DGS. Disponível em: file:///C:/Users/Isabel%20Ferreira/Downloads/i010371.pdf
4. Direção-Geral da Saúde (2016). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Disponível em: http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/novo-saude-materna/saude-materna.aspx
5. Direção-Geral da Saúde. (n.d.). Saúde Sexual e Reprodutiva. http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/
6. Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015.
7. McKinney, E., James, S., Murray, S., Nelson, K. & Ashwill, J. (2017). Maternal-Child Nursing. (5ª ed). Elsevier. ISBN 9780323401708