Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem Geriátrica II - Ensino Clínico | 853EGR2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Enfermagem | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no processo de conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa; - Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes no planeamento de intervenções terapêuticas; - Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares para a conceção de cuidados de enfermagem à pessoa idosa. - Saber identificar, planear, implementar e intervenções que favoreçam a adaptação e a recuperação da pessoa idosa com doença crónica nos vários contextos de vida. - Saber intervir de forma antecipada nas situações de ameaça á integridade física e mental da pessoa idosa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O ensino clínico proporcionará ao estudante a mobilização dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos, relacionados com os conteúdos das diferentes unidades curriculares, assim como a aquisição de novas aprendizagens, ancoradas em conhecimentos teórico-práticos que resultam do contacto com situações em contexto real. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo o objetivo principal desta unidade curricular, o desenvolvimento de competências para prestar cuidados de enfermagem à pessoa idosa, consideramos que os conteúdos programáticos vão permitir o desenvolvimento das competências previstas para o enfermeiro de cuidados gerais no seu contexto real. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
S (Seminário), OT (Orientação Tutorial), E (Estágio). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os ensinos clínicos (EC) são o conjunto de dois momentos distintos: estágios, realizados em diferentes instituições de saúde e seminários, atividades relacionadas com os estágios e realizados na Universidade. Permitindo o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante prestar cuidados de enfermagem à pessoa idosa em contexto real, assim como refletir sobre a sua tomada de decisão através dos diferentes intervenientes da supervisão do ensino clinico. | |||
Bibliografia: | |||
Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer - Ordem dos Enfermeiros, Conselho de Enfermagem (2001) Padrões de Qualidade de Cuidados de Enfermagem; Enquadramento Conceptual, Enunciados descritivos. Lisboa: Conselho de Enfermagem. - Ordem dos Enfermeiros, Conselho de Enfermagem (2003). Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Lisboa: Conselho de Enfermagem. - Ordem dos Enfermeiros. (2005). Código Deontológico do Enfermeiro: dos comentários à análise de casos. Coord. Lucília Nunes, Manuela Amaral e Rogério Gonçalves. Lisboa: OE. - Paúl, C.; Fonseca, A. (2005). Envelhecer em Portugal. 1.ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. ISBN 972-796-185-1 - Pereira, H.R. (2013). Subitamente cuidadores informais: dando vozes(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência. - Pimentel, L. (2005). O lugar do idoso na família. 2.ª Edição. Coimbra: Quarteto Editora. ISBN 989-558-051-7 |