Unidade Curricular: | Código: | ||
Epistemologia da Enfermagem | 853EENF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
-Analisar a evolução histórica e epistemológica da enfermagem á luz da evolução social e papel da mulher na sociedade. – Definir a enfermagem enquanto disciplina e profissão - Descrever cada uma das correntes e escolas de pensamento em enfermagem comparando as concepções do que é ser pessoa, saúde/doença, ambiente e cuidados de enfermagem. – Caracterizar os principais padrões de conhecimento intrínseco ao cuidado de enfermagem (ético, pessoal, estético, empírico) e o tipo de teorias existentes (Médio, longo, substantivas) – Reflectir o sentido dos conceitos: responsabilidade, autoridade e autonomia, poder, vontade, respeito, (entre outros) na profissão de enfermagem à luz das suas representações sociais e teoria/autora estudada. - Confrontar os conceitos e sub-conceitos do metaparadigma de uma autora/teoria com as representações que tem sobre os mesmos. Capacitar o estudante para a compreensão da enfermagem enquanto disciplina e profissão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. CONCEITO DE PROFISSÃO/EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO 1.1. Principais períodos evolutivos na história da prática de enfermagem. A origem da prática dos cuidados/A prática dos cuidados identificada com a mulher; O Modelo Religioso na Prática dos Cuidados; A Enfermagem Centrada no Ambiente; A Enfermagem Centrada na Doença; A Enfermagem Centrada na Pessoa; A Enfermagem Centrada na Abertura Sobre o Mundo. 1.1.1. Objecto e objectivos dos cuidados de enfermagem em cada período. 1.1.2. Factores sócio - históricos, organizações e personalidades que influenciaram o desenvolvimento da enfermagem em cada período. 2. FACTORES DE DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM 2.1.Principais documentos internacionais com implicações na evolução da Enfermagem; 2.2. As associações profissionais: contributo para o desenvolvimento profissional; 2.3. A Enfermagem na actualidade; 2.4. Organização, estatuto e regulamentos profissionais. 3. EVOLUÇÃO DO SABER EM ENFERMAGEM | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se com os conteúdos seleccionados,capacitar o aluno para a compreensão da enfermagem enquanto disciplina e profissão e o seu percurso evolutivo ao longo dos tempos. Por isso julgamos ser importante conhecer a história da profissão e a sua estrutura actual e descrever a natureza dos cuidados ao longo dos tempos Nesta perspectiva, é de grande inportância que os alunos conheçam a forma como a profissão foi adquirindo um acervo de conhecimentos próprios, bem como compreender as teorias e conceitos que lhe são centrais a partir duma perspetiva histórica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação é contínua. Os alunos, á medida que o programa vai sendo desenvolvido, serão questionados acerca das temáticas em apreciação. Durante as sessões lectivas,serão analisados textos contextualizados com a evolução da disciplina. Contudo, haverá dois momentos formais de avaliação: uma frequência que terá como ponderação 60% e um trabalho com a ponderação de 40% para atribuição da nota final da Unidade curricular | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As estratégias a seleccionar devem ser coerentes com as orientações curriculares, adequadas aos objectivos e às aprendizagens a realizar, variadas com vista a adaptarem-se aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. Tem que ser, no entanto, também viável a sua utilização em função dos recursos disponíveis. Tendo o estudante como centro do processo e autor da sua aprendizagem, propõem-se metodologias activas que permitam a aquisição dos instrumentos conceptuais e o desenvolvimento das capacidades de curiosidade intelectual, de objectividade, dúvida metódica, análise crítica, tomada de decisões e avaliação. Serão privilegiadas, entre outras, estratégias que conduzam à troca de opiniões entre os estudantes e com o professor, à expressão e debate de ideias, à pesquisa individual e de grupo. | |||
Bibliografia: | |||
HENDERSON, Virgínia (2007) – Princípios básicos dos cuidados de enfermagem do CIE. Lisboa: Lusodidacta. NUNES, Lucília (2003) – Um olhar sobre o ombro: enfermagem em Portugal (1881-1998). Loures: Lusociência. CORREIA, Fernando da Silva (1999) - Origem e Formação das Misericórdias Portuguesas. Lisboas: Livros Horizonte. SOARES, Maria Isabel (1997). Da blusa de brim à touca branca: contributos para a história do Ensino de Enfermagem em Portugal (1880-1950). Lisboa; Educa, Associação Portuguesa de Enfermeiros NIGHTINGALE, Florence (1994) – Notas sobre enfermagem. Lusociência, Loures, 2005 KÈROUAC, Suzanne (1994) – La pensée infermière: conceptions et stratégies. Québec : Editions Études Vivantes. COLLIÈRE, Marie Françoise (1989) - Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. ADAM, Evelyn –Ser Enfermeira. Lisboa: Instituto Piaget. |