Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica e Biomecânica | 853BBIO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos da aprendizagem (OA) 1.Definir modelo, reconhecer a sua importância e condicionamentos. 2.Analisar os modelos estudados. 3.Entender e analisar uma variação exponencial. 4.Aplicar as variações exponenciais na explicação de fenómenos com interesse clínico. 5.Entender o mecanismo geral para um fenómeno de regulação. 6.Analisar processos de regulação definindo as suas variáveis e ciclos de controlo. 7.Aplicar a numenclatura da regulação à regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue. 8.Saber aplicar os conceitos anteriores à regulação da temperatura corporal e aos seus estados de alteração. 9.Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido. 10.Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea. 11.Relacionar a hidrodinâmica com técnicas de enfermagem como a medição da pressão sanguínea. 12.Entender e explicar estados de alterção à dinâmica circulatória normal. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos. 1. 1. Definição de sistema. 1. 2. Analogias e modelos: os modelos das membranas biológicas.. 1. 3.1. Variações exponencial. CP2 - Regulação e controlo 2.1. Ciclo de retroacção.Estados estacionários: pontos de funcionamento. Retroacções negativa e positiva. 2.3. Ciclo de retroacção e respostas biológicas. 2.4. Ciclo de controlo da temperatura corporal. 2.5. Estados de alteração da temperatura corporal. CP3 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 3.1. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito. 3.2. A pressão hidrostática do sangue. 3.3. Lei da conservação do débito. Lei de Bernoulli e de Poiseuille. 3.2.5. Regime laminar e regime turbulento. 3.3 Estudo dos fenómenos a nível capilar.. 3.4. Estados de alteração da dinâmica circulatória. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos. 1. 1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2. 1. 3.1. - Visa atingir OA3 1. 3.1.1 a 1.3.1. - Visa atingir OA4. CP2 - Regulação e controlo 2. a 2. 4. 4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7 2.5. a 2.6.3. - Visa atingir OA8 CP3 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 3.1. e 3.1.1. - Visa atingir OA9 3.1.2. a 3.2.4 - Visa atingir OA10 3.2.5. Visa atingir OA11 3.3 a 3.4.5 - Visa atingir OA12 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Utilização de vídeos de demonstração de fenómenos de transporte para promover a discussão dos fundamentos físicos a eles inerentes. Avaliação Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão sobre a relevância do conteúdo para os domínios da enefermagem). O aluno deverá obter média superior a 9,5 e ter classificação superior ou igual a 4,0 em cada elemento de avaliação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em enfermagem para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Avaliação Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios da enfermagem). | |||
Bibliografia: | |||
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002. Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012. Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003. http://www.conteudodeenfermagem.com/2013/12/medir-pressao-arterial.html |