Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia II | 853AMO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer os conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas individualmente e como elementos da unidade que formam todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Proporcionar uma visão global e integradora da Anatomofisiologia e das suas implicações no curso de Enfermagem. Obter uma formação teórica e prática que facilite o conhecimento interdisciplinar do corpo, a solução de problemas clínicos e a melhor assistência integral do doente. Adquirir competências científicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
COMPONENTE PRÁTICA: AULA 1: MIOLOGIA Musculatura tronco e membros AULA 2: MIOLOGIA (cont.) Musculatura membros AULA 3: NEVROLOGIA Anatomia do tronco cerebral e medula espinal AULA 4: NEVROLOGIA (cont) Inervação encefálica e espinal Plexos nervosos Sistema nervoso autónomo e somático AULA 5: NEVROLOGIA (cont) Reflexos neurológicos e de integração motora. AULA 6: Sistema Cardiovascular Caracterização morfo-funcional do coração e dos vasos sanguíneos. Sistema de geração e de condução do impulso no coração. AULA 7: Sistema Cardiovascular (cont) Sistema circulatório arterial e venoso AULA 8: Sistema Tegumentar Constituição morfo-funcional pele e estruturas anexas AULA 9: Sistema Digestivo AULA 10: Glândulas anexas ao sistema digestivo AULA 11: Sistema Urinário. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no plano curricular de Enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1 testes teóricos + 2 trabalhos com apresentação oral e discussão + 2 testes práticos. Ponderação 70% componente teórica + Ponderação 30% componente prática. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia do ensino da Anatomofisiologia, estará centrada na assimilação, construção do conhecimento e incentivo do pensamento crítico autónomo dos alunos através de aulas expositivas, nas diversas componentes curriculares com efectiva partilha do ensinar e do aprender, visando a assimilação e construção do conhecimento com valorização das competências, criatividade e capacidade demonstrada pelo aluno para responder a questões colocadas na sala de aula, através de pesquisa bibliográfica adequada e que lhe permita, por si só, um aprofundamento dos conhecimentos, de modo a atender efectivamente os pressupostos da Declaração de Bolonha. | |||
Bibliografia: | |||
-Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA. -Seeley, Stephens, Tate. 2011. Anatomia & fisiologia, 8º ed., Lusodidáctica, Portugal. -Sobotta.Atlas de Anatomía Humana .1994.Ed. Panamericana. -De Mcminn, Atlas colorido de Anatomia Humana. Ed Manole Ltda. |