Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia das Ciências Sociais | 1162MCSO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Criminologia (EaD) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Pretende-se desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas CS e o papel do método no mesmo. Fornecerá conhecimento de modo a discente identificar as diferentes abordagens metodológicas bem como as diferente ferramentas de recolha e análise de informação. Capacitar-se os discentes a mostrarem capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na área das escolhas em metodologia nas CS, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes. Deseja promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS de modo a desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Ciências Sociais: definição 1.1. O surgimento das Ciências Sociais; o Iluminismo e o projecto da Modernidade; as ciências morais (JJ-Rousseau e Augusto Comte) 2. o conhecimento 2.1. conhecimento: diferentes sistemas de conhecimento 2.2. O conhecimento científico: características 2.2.1. conhecimento do senso comum vs conhecimento da ciência 3. Conhecimento científico : Epistemologia e a validação do conhecimento 3.1.método: definição e centralidade na ciência 3.2. Thomas Khun: a estrutura das revoluções científicas 3.3. O mito do Racionalismo 4. Metodologias nas Ciências Sociais 4.1. Metodologias qualitativas vs metodologias quantitativas 4.2. Tipos de Estudos 4.3. Formas de recolha de dados 4.3.1. tipos de amostras 4.3.2. Entrevistas vs questionários 4.4.Tipos de estatísticas 5. Teorias e métodos relevantes nas Ciências Sociais - análise de alguns exemplos (Durkheim; Mauss; Bourdieu; Goffman; Becker;Foucault) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais (pontos 1, 2, 3 e 4), particularmente o papel do método no mesmo (ponto 2 e 3); fornecer informação básica quanto ás ferramentas das abordagens qualitativas e das quantitativas (ponto 4 e 5). Promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS (ponto 6). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
nsino com base aulas teóricas de caráter expositivo Testes escritos de modo a testar aquisição de conhecimentos, mas particularmente capacidade de apreensão devidamente estruturada das teorias abordadas – o que se deve reflectir numa elaboração escrita igualmente estruturada 3 testes escritos (30%+30%+40%). A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza do programa é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de testes escrito visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Bibliografia: | |||
1 CAMPENHOUDT, L V, (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa:Gradiva (BFP 303/CAM/21509) 2 COUTINHO, C P, (2015). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina (BFP 001.8/COU/97503) 3 DOURADO, I P, (2018). Senso comum e Ciência, In Educar em Revista. 34(70):pp213-229 4 NUNES, Sedas Pedro, (1991), Questões preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa: Ed Presença (SOQ 301.01/NUN(85)/13113) 5 FRANCESCUTTI, P, (2019). La narración audiovisual como documento social histórico, In EMPIRIA, Vol 0, Iss 42, pp137-161 (B-on DOI:10.5944/empiria.42.2019.23255 ) 6 HODDY, E T. (2019). Critical Realism in Empirical Research, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1:pp111-124 (B-On:DOI:10.1080/13645579.2018.1503400 ) 7 MOHAJAN, H K. (2018). Qualitative research methodology in S Sciences.J of Economic Development, Environment & People, Vol.7 (1): pp23-48 (B-On:DOI: 10.26458/jedep.v7i1.571) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt) |