Unidade Curricular:Código:
Políticas de Cooperação Internacional1155PCIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento (EaD)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da ajuda ao desenvolvimento;
(ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos político-económicos contemporâneos;
(iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre cooperação internacional;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre ajuda ao desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos:
(i) To integrate methods, concepts, theories and knowledge concerning development aid;
(ii) To develop interactive skills allowing students to participate in debates on contemporary political-economic events;
(iii) To select methods of information management that guide students in selected readings on international cooperation;
(iv) To improve oral and written communication skills;
(vi) To develop critical analysis of development aid issues.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capítulo I – Com a apresentação das políticas de cooperação internacional dos principais países desenvolvidos pretende-se motivar os alunos para o conhecimento da posição adotada por estes agentes ativos da cooperação internacional, bem como promover a leitura crítica fundamentada sobre temas relacionados com a área.
Capítulo II – Com a apresentação das políticas de cooperação internacional das organizações internacionais pretende-se motivar os alunos para o conhecimento da do diferente enquadramento das organizações internacionais enquanto agentes ativos da ajuda ao desenvolvimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de um trabalho escrito (50%), respetiva apresentação oral e discussão em sala de aula (40%). A participação em sala de aula conta 10% para a avaliação final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
Asplund, A., and Soderberg, M. (eds.) (2018). Japanese Development Cooperation: The Making of an Aid Architecture Pivoting to Asia. London: Routledge.
Butterfield, S. L. (2004). U.S. Development Aid – As Historic First: Achievements and Failures in the Twentieth Century. Westport: Praeger.
Holland, M. and Doidge, M. (2012), The Development Policy of the European Union, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Jakupec, V., and Kelly, M. (2019). Foreign Aid in the Age of Populism: Political Economy Analysis from Washington to Beijing. London: Routledge.
Kingsbury, D., et al. (2016). International Development: Issues and Challenges. 3ed., London: Red Globe Press.
Paz Ferreira, E. (2004), Valores e Interesses: Desenvolvimento Económico e Política Comunitária da Cooperação, Coimbra: Almedina.
Pignatelli, M. (Coord.) (2016), Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Lisboa: Colibri.
Wickstead, M. A. (2015). Aid and Development: A Brief Introduction. Oxford: Oxford University Press.