Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temáticas de Sistemas e Tecnologias da Informação | 874GTST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Introduzir a I&D+i em Sistemas e Tecnologias de Informação Apresentar as problemáticas mais relevantes no contexto do estado de arte dos Sistemas e Tecnologias de Informação Sensibilizar e discutir problemáticas de I&D e avaliar as abordagens alternativas para a produção de conhecimento científico nas áreas associadas com as Sistemas e Tecnologias de Informação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O seminário está enquadrado na área científica das Ciências da Computação e aborda os métodos específicos de investigação associados com Sistemas e Tecnologias de Informação. O seminário propõe-se contribuir para a orientação na concepção, desenvolvimento e avaliação de um trabalho de investigação no contexto da exploração de capacidades e aplicações de computadores e redes, no contexto dos programas de Doutoramento da UFP | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
É proposta a discussão dos temas e a apresentação de trabalhos e exemplos de abordagens metodologicas alternativas no contexto dos Sistemas e Tecnologias de Informação. A duração do seminário de 4h foca em especial a partilha de princípios e a disponibilização de informação para exploração futura pelos alunos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nenhuma avaliação está considerada. A apresentação é expositiva e baseia-se na discussão centrada nos interesses dos alunos, considerando as suas áreas de investigação em sistemas e tecnologias de informação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A estratégia seguida é a de uma clínica de investigação, para apoio e aprofundamento do trabalho dos alunos, procurando desenvolver a sua autonomia e a partilha em grupo com base na discussão. | |||
Bibliografia: | |||
Avgerou, C. & Lanzara, G. Willcocks, L. (editor) (2009). Bricolage, Care and Information: Claudio Ciborra’s Legacy in Information Systems Research. Palgrave Macmillan. Recker, J. (2013). Scientific Research in Information Systems. A Beginner's Guide. Springer. Gouveia, L. (2018). Apontamentos sobre I&D em contexto do digital e das questões da Informação / Notes on Systems and Information Technology Research. UFP. |