Unidade Curricular: | Código: | ||
Tecnologias da Comunicação e da Informação: Som e Imagem | 904TCIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação) | 9 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 117 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história do som e da imagem, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação (jornalismo, publicidade, comunicação gráfica, web); aquisição de competências ao nível da captura e edição de som e imagem; capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da comunicação; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma capacitantes de auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Imagem fixa e imagem em movimento 2. Um olhar histórico sobre a fotografia 3. O Cinema e as suas influências 4. O som, a palavra e a montagem 4.1. A função do som no audiovisual; progressos técnicos 4.2. A voz, a música e os actores 5. Gramáticas da montagem: integração. 6. Análise e interpretação de textos cinematográficos e audiovisuais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir o conhecimento e a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história do som e da imagem, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação, os primeiros quatro pontos do programa abordam as diferenças entre imagem fixa e imagem em movimento; permitem uma aproximação ao contexto histórico da fotografia e do som, bem como a sua posterior integração no cinema e nas linguagens audiovisuais. No que diz respeito à aquisição de competências ao nível da captura e edição de som e imagem, bem como à capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação e, assim, de competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias através das matrizes do pensamento em estudo (som e imagem), os pontos cinco e seis do programa expõem e exercitam as gramáticas implicadas nos processos de montagem (enquanto integração audiovisual) e promovem a análise e interpretação de textos cinematográficos e audiovisuais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas são aulas de exposição por parte do docente, apresentando e discutindo textos académicos seleccionados. As Aulas teórico-práticas são aulas de análise de exemplos de trabalhos e realização de trabalhos audiovisuais. O sistema de avaliação inclui uma prova teórica (50%) e um portfolio com trabalhos práticos envolvendo processos de comunicação traduzidos em som e imagem (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico tem como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O portfolio com trabalhos práticos de som e imagem permite aferir o nível de articulação dos conhecimentos e de comunicação de ideias adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
BELTING, H. (2011). An Anthropology of Images. Picture, Medium, Body. Princeton, Princeton University Press. COLLINS, K. (2013). Playing with Sound. A Theory of Interacting with Sound and Music in Video Games. MIT Press. JOLY, M. (1999). Introdução à análise da imagem. Trad. José Eduardo Rodil. Lisboa, Edições 70. MILLER, P. D. (2008). Sound Unbound. Sampling Digital Music and Culture. MIT Press. PIETROFORTE, A. V. (2004). Semiótica visual : os percursos do olhar. São Paulo, Contexto. ROSSING, T. D. (2002). The science of sound. San Francisco: Addison Wesley. |