Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Intervenção Precoce | 937MTAI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio da Intervenção Precoce na Infância) | 12 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 156 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
conhecer os princípios orientadores da intervenção precoce, enquanto medida de apoio integrado, centrado na criança e na família 2- Definir os factores de risco versus factores protectores 3-Dotar os alunos de competências de avaliação e intervenção com metodologias centradas na interacção técnicos/família/criança. 4- Aprofundar os conceitos subjacentes à intervenção precoce , relacionando-os com o processo de avaliação da criança e adquirir competências teórico-práticas ao nível da avaliação psicopedagógica e do aconselhamento e intervenção em contexto educativo | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
C1 Crianças em risco; Fatores e tipos de risco Bem-estar e envolvimento ;A relação entre envolvimento e Desenvolvimento; A Protecção das crianças ; Medidas de protecção no meio natural de Vida; Contributos teóricos para a evolução dos serviços centrados na famíliaC2. – Modelos Métodos e Técnicas em IP; Conceitos, definições e evolução das práticas de Intervenção Precoce; Intervenção centrada na família: os modelos ecológico, transaccional e sistémico.; empowerment.;Análise das componentes dos programas de Intervenção precoce; Práticas recomendadas no processo de Avaliação: Planificação, Condução e Partilha de resultados; Avaliação das competências e necessidades das crianças e famílias; Instrumentos e Procedimentos-C3 INTERVENÇÃO Planeamento da intervenção: programas centrados na interacção; programas centrados napromoção de competências; Programas de apoio à família ;Concepção e implementação dos Planos Individuais de Intervenção Precoce ( PIIP) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com o Conteúdo 1 responde-se aos Obj 1 e 2 e aprofundam-se os conhecimentos em matérias relevantes em IP quer do ponto de vista teórico quer de organização e funcionamento de acordo com a legislação em vigor . Também se deseja que os alunos reconheçam as diferenças entre risco biológico, estabelecido e ambiental e que saibam accionar factores de protecção Com os C2 e C3 ir-se à responder aos obj 3 e 4 ,integrando conhecimentos, competências e capacidades para compreender as várias dimensões da avaliação e intervir em contexto de forma adequada. Deseja-se que os alunos estejam actualizados do ponto de vista teórico e prático Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento destes tópicos | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A abordagem dos conteúdos programáticos desta unidade adopta uma organização de tipo teórico-prático irá ser efectuada através de apresentação teórica suportada por meios audiovisuais; Organização de trabalho pratico a partir de analise de situações reais Análise e discussão de artigos subjacentes aos conteúdos programáticos e de contacto com a realidade (estágio). As sessões serão orientadas com recurso a metodologias e estratégias activas e dinâmicas de aprendizagem, procurando promover processos de trabalho em equipa, em parceria, pesquisa e tratamento de informação, análise de problemas e situações, troca de experiências, potenciando os saberes individuais e ainda momentos de reflexão em grande grupo, numa perspectiva de comunidade de aprendizagem. A avaliação será contínua , realizada em dois momentos e consistirá na organização de portfolio de aprendizagem em suporte digital | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A conceptualização contemporânea dos serviços e práticas de IP, assenta numa perspectiva sistémica, ecológica e centrada na família. Assim o foco da atenção como ocorria nas práticas tradicionais deixou de ser exclusivamente centrado na criança, para passar a ser centrado na criança e sua família e no desenvolvimento de uma relação de colaboração entre pais e profissionais. Com estes pressupostos considera-se que o conteúdo previsto em 1 será de cariz mais expositivo no âmbito das aulas teórico-práticas e os seus conteúdos poderão ser ainda abordados no contexto de orientações tutoriais que permitam aos alunos sistematizarem conhecimentos específicos dentro de variados contextos de intervenção. Responderão aos objetivos 1 e 2. Os C 2 e C 3 são de cariz mais prático. Serão introduzidos com exposição teórica sobre a temática , mas haverá uma grande intervenção prática , para que os alunos ganhem reais competências de abordagem multidisciplinar; a realização de um portfolio mostra-se relevante pois os futuros docentes de educação especial poderão por um lado acompanhar o seu crescimento enquanto alunos e ao mesmo tempo levar consigo os materiais de que necessitarão para um desempenho profissional com maior segurança na fase inicial do seu percurso na educação especial . Serão desta forma respondidos os objetivos 3 e 4 | |||
Bibliografia: | |||
Breia,G; Almeida, C; Coloa, J (2004) Conceitos e Práticas em Intervenção Precoce,. Colecção Apoios Educativos - N.º 11.DGIDC.Lisboa Mcwilliam ,Phyllis J, Pamela J. Winton, Elisabeth R. Crais (2005) Estratégias Práticas para a intervenção precoce centrada na Família. Porto: Porto Editora Serrano, Ana Maria (2008) Redes Sociais de Apoio e Sua Relevância para a Intervenção Precoce . Porto: Porto Editora Vieira,M.; Ribeiro, F.;Formiga, C. ( 2009) Principais instrumentos de avaliação do Desenvolvimento da criança de zero a dois anos de idade. Revista Movimenta, 2, nº 1 .pp 23-31. Winton , P.;Mcwillian E.; Crais , E. ( 2005) Estratégias Práticas p/ a Intervenção Precoce Centrada na Família . Porto: Porto Editora Williams L.C.A.; Aiello A.L.R. (2001) O Inventário Portage operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: Memnon |