Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos de Atendimento a Crianças com Espectro de Autismo | 937MACE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio da Intervenção Precoce na Infância) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular Modelos de Atendimento a Crianças com Espetro do Autismo tem como objetivos: O1. Aprofundar conhecimentos sobre a atual conceptualização das PEA O2. Refletir sobre as respostas educativas às PEA | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP 1. Delimitação conceptual das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) 1.1. Definição e Classificação das PEA 1.2. Características específicas e problemas associados nos alunos com PEA CP 2.- Respostas educativas às Perturbações do espectro do autismo (PEA) 2.1. As unidades de ensino estruturado 2.2. Modelos de intervenção nas PEA | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre as atuais concepções das PEA e problemas associados; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas e modelos de intervenção nas PEA. Assim CP1 corresponde a O1; CP2 corresponde a O2 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação incidirá na realização de um trabalho com proposta de intervenção nas PEA (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a intervenção, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência para a resposta educativa aos alunos com PEA | |||
Bibliografia: | |||
APA (2014). DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: CLIMEPSI Editores. Hewitt, S. (2006). Compreender o Autismo: Estratégias para alunos com autismo nas escolas regulares. Porto: Porto editora. Marinho, S. (2013). Perturbações do Espectro do Autismo e problemas emocionais e do comportamento: Cruzando saberes. In M. C. Brito & A. R. Misquiatti (orgs), Transtornos do Espectro do Autismo e fonoaudiologia: Atualização multiprofissional em saúde e educação. (pp. 73-83). Curitiba: Editora CRV. Marinho, S., Gomes, A., Vieira, D., Antunes, E. & Teixeira, D. (2007). Perturbações do Espectro do Autismo: Avaliação das Competências Comunicativas, Sociais e Linguísticas. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 4, 268-281. Pereira,F -Coordenação, (2008) Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo Normas orientadoras. Lisboa: DGIC |