Unidade Curricular:Código:
As TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais935TICS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a desempenhar um papel fundamental na Educação, com particular relevo na educação especial. Pretende-se com esta UC que os alunos aprofundem conhecimentos e utilizem diferentes Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa; conheçam e apliquem Ajudas Técnicas/Tecnologias de Apoio de forma a auxiliar o acesso e participação dos seus utilizadores nas actividades que lhes são representativas.
Conteúdos Programáticos:
- Breve historial da introdução das TIC como factor de inovação na Educação
- Questões sobre a importância da utilização das TIC como poderosas ferramentas educativas, suas possibilidades e problemáticas.
- Aplicação das TIC na Educação Especial
- Acessibilidade e Tecnologias de Apoio para as NEE
- Ajudas Técnicas/Tecnologias de Apoio
- Acessibilidade ao computador.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular visa explorar diferentes Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa; Ajudas Técnicas/Tecnologias de Apoio de forma a auxiliar o acesso e participação dos seus utilizadores nas actividades que lhes são representativas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Descrição: método expositivo, dinâmica de grupos, sessões de aplicação de conhecimentos, casos-práticos
Os alunos serão avaliados mediante a entrega de um trabalho prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas/práticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as intervenções dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a consolidar a aquisição de conhecimentos.
Bibliografia:
ASÍN, A. (2004) Tecnologias de la Informacíon y Comunicacíon para la Discapacidad. Ed. Al Jibe, Málaga.
BASIL, C. (2004). Os alunos com paralisia cerebral e outras alterações motoras. In: Coll, C.; Marchesi, A. e Palácios, J. (org.) Desenvolvimento Psicológico e Educação 3. Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Cap. 11 : 215 – 233. Porto Alegre: Artmed.
BAUTISTA, R. (1993). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.
CORREIA, L. M. (2008). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para Educadores e Professores. Porto: Porto Editora.
CORREIA, L. M. e MARTINS, A. (2002). Inclusão: um guia para Educadores e Professores. Braga: quadrado Azul Editora.
CURA, C. e all (2005) Uma Ferramenta Adaptativa de Avaliação da Aprendizagem Baseada SUÁ
Docente (* Responsável):
Pedro Reis (preis@ufp.edu.pt)