Unidade Curricular:Código:
Reabilitação Psicomotora935RPMT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Identificação e utilização das componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não verbal
Utilização de estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos
Identificação e utilização de comportamentos assertivos em diferentes contextos
Identificação do Desenvolvimento psicomotor normativo.
Conteúdos Programáticos:
Competências sociais
Desenvolvimento psicomotor normativo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos como competências sociais, desenho projectivo, capacitando o aluno para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso,
Elaboração de 1 tarefa que trabalhe uma competência social - 70%
Trabalho escrito 30%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com prática de técnicas de avaliação e intervenção
Bibliografia:
MATOS, Margarida G. (1998). Comunicação e Gestão de Conflitos na Escola. Lisboa: FMH edições
Vários( 1997). Programa de promoção da competência social. Ministério da educação.
Koch, k (1996). El test del árbol. Ed. kapelusz. Buenos Aires
Hammer, E. (1992). Test proyectivos gráficos. Ed. Paidós. Buenos Aires
Docente (* Responsável):
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt)
Hugo Silva (hsilva@ufp.edu.pt)