Unidade Curricular:Código:
Mediação e Resolução de Conflitos935MRCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Promover os conhecimentos teórico-práticos sobre conflito e mediação, com o intuito de possibilitar a gestão construtiva das conflitualidades em diferentes níveis da realidade escolar.
Apresentar um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção de cariz psicossoal aplicadas na mediação escolar, com o sentido de desenvolver as competências necessárias para gerir os conflitos entre os diferentes atores sociais presentes na escola.
Conteúdos Programáticos:
1. O conflito. Natureza do conflito – conceito, abordagens e tipologias.
2. A gestão construtiva de conflitos.
3. Questões aprofundadas sobre mediação escolar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece uma perspectiva compreensiva do real alcance do domínio em aprendizagem. Os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, atualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada e a aplicação dos conhecimentos teóricos a casos práticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e Final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Para o desenvolvimento e consolidação das competências de mediação e resolução de conflitos, a U.C. segue uma metodologia de ensino que inclui pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas sobre as mesmas.
Bibliografia:
Cascón, P. S. (2001). Educar en y para el conflicto. Cátedra UNESCO sobre Paz y Derechos UNESCO. Barcelona: Escola de Cultura de Pau.
Docente (* Responsável):
Pedro Cunha (pcunha@ufp.edu.pt)