Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Investigação Científica II935MIC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC pretende-se (O1) introduzir os conceitos básicos da investigação científica, do método científico, da definição e elaboração de questões de investigação, (O2) das metodologias de investigação qualitativa.
Pretende-se ainda o (O3) desenvolvimento de competências de elaboração de projectos de investigação, relatórios e artigos comunicando os resultados de investigação, reconhecimento e análise de dados, interpretação e análise critica de artigos no domínio da investigação psicopedagógica e educacional.
Conteúdos Programáticos:
(CP1) Natureza da investigação qualitativa; Enquadramento epistemológico e perspectiva histórica; Características da investigação qualitativa
(CP2) Planos de investigação: planos de investigação qualitativa e planos mistos; Formulação das questões de investigação;Estratégias de amostragem, acesso aos contextos e participantes da investigação
(CP3) Metodologias de investigação qualitativa em Educação:Critérios de rigor e qualidade; princípios éticos na investigação qualitativa
(CP4) Orientações sobre a escrita em investigação qualitativa: normas da escrita científica; redação do projeto de investigação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre a investigação dos profissionais em contexto educativo. Assim: CP1 corresponde ao O1 e O2; CP2 e CP3 correspondem aos O2 e O3; CP4 corresponde ao O2
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Seminários de exposição teórica relativos aos conteúdos basilares em termos metodológicos, através de uma metodologia interrogativa e participativa no sentido de manter o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, seguidas por aulas de concretização prática das aprendizagens em exercícios de exemplificação das fases de investigação aplicados ao contexto específico da Educação e à elaboração do projeto de investigação (100%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com apresentação, análise e discussão de estudos, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a investigação, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica sobre os dados. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, o desenvolvimento de competências, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à investigação em contexto educativo
Bibliografia:
Bogdan, R. & Biklen, S.(2013). Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2000). (Eds), Handbook of Qualitative Research, 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage.
Morrow, S. (2005). Quality and trustworthiness in qualitative research in counseling psychology. Journal of Counseling Psychology, 52, 2, 250-260.
Polkingorne, D. E. (2005). Language and meaning: Data collection in qualitative research. Journal of Counseling Psychology, 52, 2, 137-145.
Tuckman, B. (2012). Manual de Investigação em Educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Docente (* Responsável):
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)