Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Investigação Científica I935MIC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Distinguir os conceitos de Pesquisa, Método e Metodologia Científicos.
O2. Distinguir Paradigmas e Metodologias Quantitativas e Qualitativas
O3. Identificar problemáticas a abordar, perguntas de partida e objetivos a prosseguir numa Abordagem Quantitativa. Formular hipóteses a confirmar ou infirmar
O4. Identificar a população alvo do trabalho de campo. Selecionar as técnicas, instrumentos e tecnologias adequados à aquisição de dados.
O5. Construir o quadro de operacionalização, ponte entre a conceção e o desenho do estudo quantitativo.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Conceituar investigação pura, aplicada e aplicável; contexto, temáticas e problemas; o método científico. Metodologias e Métodos.
CP2. Metodologias CP2. Quantitativas e Qualitativas, distinção e articulação
Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2.
CP3. As Etapas do processo de investigação quantitativa. A conceção do Projeto: formulação de hipóteses a testar.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 2 e 3.
CP4. O trabalho de campo: fontes de dados e informação científicas; população e amostra; técnicas e instrumentos de aquisição de dados, nomeadamente o inquérito por questionário.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir o objetivo 4.
CP5. Da conceção ao desenho de um projeto de investigação na área educacional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Programa definido segue o percurso: 1) Conceituar investigação pura, aplicada e aplicável; contexto, temáticas e problemas; o método científico. Metodologias e Métodos. Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2. 2) As Etapas do processo de investigação científica. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 2 e 3. 3) O trabalho de campo: fontes de dados e informação científicas; aquisição de dados e informação, nomeadamente por questionário ou entrevista. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação e permitem atingir o objetivo 4. 4) Da conceção ao desenho de um projeto de investigação na área educacional. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir o objetivo 5.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O desenvolvimento da UC segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de informação. Parte-se de um cenário escolhido pelos alunos para fazer, passo a passo, a construção/aplicação de conceitos e técnicas identificadas como necessárias/adequadas.
Debate passo a passo dos trabalhos em construção. Avaliação e recomendações. Construção, num pré-projeto de investigação quantitativa, do quadro de operacionalização.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Como se referiu pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos sobre metodologia de trabalho científico e, em particular, entendam as etapas, produtos constituintes e intervenientes num projeto de investigação científica. Como tal, uma abordagem concretizada na elaboração do seu próprio pré-projeto é consequente com os objetivos acima definidos, dado que de todos exige concretização.
Bibliografia:
• Mialaret, G. (2004) Les méthodes de recherche en sciences de l´éducation. Paris, PUF.
• Marie-Fabienne Fortin (2009) Fundamentos e Etapas no Processo de Investigação, Loures: Lusodidacta.
• Hill, A. & Hill, M. (2008). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.
• Delgado, S., Marín, B. & Sanchez, J. Coord. (2011) Métodos de investigación y análisis de datos en ciencias sociales y de la salud, Ediciones Pirámide, Madrid.
• Ventura, T. (2014) Coord., Investigando Como se Educa, nº 1 "Crianças Especiais: Educação Inclusiva", Nota de Rodapé Edições, Lisboa
Docente (* Responsável):
Maria Tereza Ventura (mmorais@ufp.edu.pt)