Unidade Curricular:Código:
Modelos de Atendimento a Crianças com Espectro de Autismo935MACE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Na Unidade Curricular Modelos de Atendimento a Crianças com Espetro do Autismo pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão sobre a atual conceptualização e classificação da PEA
O2. aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas às respostas educativas, modelos e métodos de intervenção na PEA
O3. Demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e planos de intervenção individualizado para alunos com PEA
Conteúdos Programáticos:
CP 1. Delimitação conceptual da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
1.1. Definição e Classificação da PEA
1.2. Características específicas e problemas associados nos alunos com PEA
CP 2.- Respostas educativas à Perturbação do espectro do autismo (PEA)
2.1. A abordagem multinível na Educação Inclusiva
2.2. Modelos de intervenção na PEA
CP3. Aplicação de modelos de intervenção na PEA
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre as atuais concepções da PEA e problemas associados; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas e modelos de intervenção nos alunos com PEA. Assim CP1 corresponde a O1; CP2 corresponde a O2; CP3 corresponde a O3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação incidirá na realização de um trabalho com proposta de intervenção na PEA (80%) com apresentação e discussão oral (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a intervenção, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência para a resposta educativa aos alunos com PEA.
Bibliografia:
APA(2014). DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: CLIMEPSI.
DGE(2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual Apoio Prática (www.dge.pt)
I.N. R (2016). Perturbação do espectro do autismo - e agora?: Guia para as famílias após o diagnóstico. Lisboa: INR
Locke, J. et al (2019). Comparing P-B Model with R-B Model SS skills interv. children autism in schools. Res. ASD, 62, 10-17
Marinho, S. (2013). PEA e problemas emocionais e do comportamento. In M. C. Brito & A. R. Misquiatti (orgs), Transtornos do Espectro do Autismo e fonoaudiologia(pp.73-83). Curitiba:CRV.
Singh, Suminthra. Kairaranga, (2019). Supporting the Implementation of E-BPractices for Children ASD, 20(2),3-15, Institute-of-education research, retrieved from https://eric.ed.gov/contentdelivery/ servlet/ERICServlet?accno=EJ1240092
Yu, L.& Zhu, X. (2018).Effectiveness of a SCERTS Model-Bas. Interv. Children ASD in Hong.kong. Jour. Aut.Dev.Disorders,48(11),3794-3807.
Docente (* Responsável):
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)