Unidade Curricular:Código:
Fundamentos Teóricos em Educação Especial e Inclusão935FTEE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês104
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Aprofundar conhecimentos na área da educação inclusiva.
O2. Desenvolver conhecimentos sobre o enquadramento legal da educação inclusiva.
03. Transmitir modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais;
O4. Refletir sobre a importância da organização de redes e parcerias como fator fundamental de inclusão e gestão de recursos
O5 Reconhecer alunos com necessidades individuais
O6. Analisar a intervenção educativa em contextos inclusivos
Conteúdos Programáticos:
CP1 E.I em Portugal e na Europa. Perspetivas e modelos de resposta às N.I.e aos quadros conceptuais que os fundamentam.CP2. D.L 54/2018; Âmbito, princípios e normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos os alunos.CP3 Enquadramento teórico para a operacionalização do processo e tomada de decisão sobre a intervenção educativa; Opções metodológicas. Documentos e medidas educativas (RTP;PEI:PSI,PIT).CP4.Trabalho em parceria com a comunidade educativa para a qualidade de vida e a satisfação dos intervenientes. Interação entre a escola e os diferentes agentes educativos; E. Multidisciplinar de Apoio à E.I. CP5.Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão decorrentes de limitações, incapacidades e desvantagens; Desenvolvimento de técnicas de aconselhamento e de diferenciação pedagógica.CP6. O desenho universal para a aprendizagem. Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O1,2,.Pretende-se desenvolver métodos de trabalho que contribuam para a fundamentação teórica e legal e a capacitação do conhecimento acerca da Inclusão, com vista a responder a todos e cada um, contemplando a multiplicidade das dimensões da escola e a interação entre as mesmas, cujos conteúdos se demonstram nos C1,2.O3,4,5,6. Operacionalizar um modelo que aposte numa escola culturalmente significativa construída com base em pressupostos curriculares e pedagógicos diferenciados, com uma abordagem multinível relativamente a todos os alunos sem exceção,cujos conteúdos se demonstram nos C3,4,5, 6.Estes conteúdos pretendem dar respostas educativas no âmbito da E.I., o que implica por em prática um conjunto de medidas organizativas, de funcionamento, de avaliação e de apoio que garantam uma resposta adequada. As especificidades cognitivas, culturais e experienciais dos alunos deverão ser entendidas como condição necessária, mas não suficiente, para configurar uma escola inclusiva.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas nesta U.C. As aulas serão de cariz teórico e basear-se-ão na exposição, visualização de pequenos vídeos e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos.
Serão complementadas com trabalho autónomo dos alunos , em situação real de trabalho. Dar-se-á ênfase à promoção de aprendizagens construtivas. A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de 1 trabalho individual escrito, sobre o visionamento de um pequeno filme(a), durante o decurso das aulas presenciais e na elaboração de 1 relatório referente ao trabalho pratico efetuado (b). O resultado final (RF) será obtido através da fórmula: RF =50% (a) + 50% (b).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O desenvolvimento das aulas decorrerá integrando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas será estabelecida a relação com o conhecimento prévio dos alunos. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar .Será estimulado um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber levando à partilha do conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar uma aprendizagem motivadora e significativa onde conhecimentos adquiridos, podem ser aplicados em diferentes contextos e variáveis. O trabalho prático de grupo exigido aos alunos terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, assim como a partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo. - O desenvolvimento dos conteúdos segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de formação. Análise de situações práticas;(estudo e análise de casos); Desenvolvimento e pesquisa de material científico; A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas.
Bibliografia:
Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L.
Carvalho, M. e Freire, J. (2018) .Abordagem multinível na educação : Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento .Da inovação ao conhecimento. DGE. Ministério da Educação disponível em https://webinars.dge.mec.pt/webinar/abordagens-multinivel-na-educacao-uma-pratica-integrada-na-aprendizagem-e-no-comportamento
CDE (2015). Multi-Tiered System of Supports (MTSS). Disponível em https://www.cde.state.co.us/mtss
Ministério da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. lisboa: DGIDC.
Docente (* Responsável):
João de Almeida (jalmeida@ufp.edu.pt)
Luísa Saavedra (mmartins@ufp.edu.pt)