Unidade Curricular: | Código: | ||
Dinâmicas de Trabalho em Equipa e Racionalização de Recursos | 935DTER | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1-Aplicar conhecimentos e capacidades de compreensão e resolução de problemas em situações não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com o Trabalho em Equipa. 2-Demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções no âmbito do Trabalho em Equipa. 3-Adquirir competências pessoais e interpessoais para conseguir comunicar conclusões , conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1-Aspectos conceptuais. 1-Grupos: Definição e tipos. Funções e desenvolvimento dos grupos. Grupo vs equipa. Implicações práticas. 2- Negociação para o trabalho de equipa. Questões éticas e sociais da intervenção em equipa Liderança. Gestão de conflitos 3- A rentabilização de recursos. Dinâmicas de grupos: Definição, tipos e utilidade. Seleção e aplicação de dinâmicas de grupo. Comunicação interpessoal | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
a)Para que os alunos possam aplicar conhecimentos e capacidades de compreensão e resolução de problemas em situações não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com o Trabalho em Equipa, foi criada a unidade letiva 1 b)Para que os alunos demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções no âmbito do Trabalho em Equipa, foi criada a unidade letiva 2. c)Para que os alunos possam adquirir competências pessoais e interpessoais para conseguir comunicar conclusões , conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades, foi criada a unidade letiva 3. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos nestas através de questões (relativas a exemplos, implicações, conteúdos previamente abordados, etc.); Análise de extractos de filmes e ou estudos ; Role-plays Exercícios de dinâmicas de grupos A avaliação será feita através da elaboração de relatório que integra a literatura da especialidade e as experiências vividas nas aulas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Procura-se com esta metodologia associar a teoria à pratica fazendo com que os alunos vivam experiências relevantes para a sua vida profissional . As unidades 1 e 2 serão de cariz mais teórico, na qual se utilizarão análise de extratos de filmes e ou estudos, ao mesmo tempo que se fomenta a participação ativa dos alunos . Para a unidade 3 , irão utilizar-se técnicas de Role-play e os exercícios de dinâmicas de grupos | |||
Bibliografia: | |||
Neto, F. (2000). Psicologia social (vol. II). Lisboa: Universidade Aberta. Neves, J. G, Garrido, M e Simões, E ( 2015) . Manual de Competências Pessoais , Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática Lisboa: Edições Sílabo Prette, A., & Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes. |