Unidade Curricular:Código:
Diferenciação Curricular, Avaliação, Programação e Intervenção com Crianças e Jovens com Perturbações nos Domínios Cognitivo e Motor935DCAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
Saber utilizar a flexibilização curricular ( e seu enquadramento legal), como estratégia de apoio à conclusão da escolaridade obrigatória.Conhecer as diferentes perspectivas de avaliação pedagógica para as crianças com perturbações nos domínios cognitivo e motor. Proporcionar a aquisição de competências para caracterizar capacidades e perfis de aprendizagem dos alunos com NEE Desenvolver e implementar planos e programas de intervenção tendo em vista a organização de respostas nos vários contextos educativos Conhecer estratégias para apoiar os professores na sala de aula, através de diferenciação pedagógica, com vista à organização e gestão de sala de aula. Compreender a importância de se conhecer a pessoa (o indivíduo) no processo de Transição da escola para a vida adulta. Aprender novas perspetivas de orientação escolar e profissional. Utilizar estratégias inovadoras de integração sócio- profissional: Técnicas de organização pessoal, social e comunitária e instrumentos de suporte
Conteúdos Programáticos:
C 1 Individualização, diferenciação curricular e Inclusão; Diferenciação Curricular e a criança, a interacção e a Família C 2. – Avaliação, Programação e Técnicas de Intervenção nas crianças e jovens com perturbações nos domínios Cognitivo e Motor; As diferentes perspectivas teóricas; Instrumentos formais e informais de observação e avaliação para aplicação em diferentes contextos e para diferentes áreas; Programação Educativa . PEI; Intervenção em sala de aula ;Organização da Intervenção Educativa: Estratégias; Pedagogia diferenciada na sala de aula C3 Transição para a Vida Adulta nas Populações Especiais;Publico alvo;Funcionamento geral do processo; Praticas e Metodologias do Processo de Transição;Os estágios de sensibilização; O Plano Individual de Transição (PIT); Orientação Vocacional e Profissional; Formas alternativas de definição do perfil de um indivíduo, numa perspectiva ecológica;O envolvimento da comunidade - redes sociais; As práticas do supported employment
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Deseja-se que depois deste módulo o aluno conheça as diferentes perspetivas de avaliação pedagógica para as crianças com perturbações nos domínios cognitivo e motor, Caraterize e defina perfis de aprendizagem dos alunos com NEE, desenvolva e implemente programas de intervenção tendo em vista a organização de respostas nos vários contextos educativos Assim considera-se que o C1 responde ao 1º objectivo, que o C2 dá informação relevante para os objetivos 2,3,4,e 5 e que o C3 responderá aos objetivos 6, 7 e 8
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A abordagem dos conteúdos programáticos desta unidade adopta uma organização de tipo teórico-prático irá ser efectuada através de apresentação teórica suportada por meios audiovisuais; Organização de trabalho pratico a partir de análise de situações reais Análise e discussão de artigos subjacentes aos conteúdos programáticos e de contacto com a realidade . As sessões serão orientadas com recurso a metodologias e estratégias activas e dinâmicas de aprendizagem, procurando promover processos de trabalho em equipa, em parceria, pesquisa e tratamento de informação, análise de problemas e situações, troca de experiências, potenciando os saberes individuais e ainda momentos de reflexão em grande grupo, numa perspectiva de comunidade de aprendizagem. A avaliação será contínua, realizada em dois momentos e consistirá na organização de portfolio de aprendizagem em suporte digital
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Trabalhar no desenvolvimento de equipas colaborativas, como forma de resolução de problemas que se colocam no dia a dia nas escolas, é um ponto relevante para esta UC. Os alunos serão levados através da metodologia utilizada a sentir o que os espera dentro de uma instituição educativa Com estes pressupostos considera-se que o conteúdo previsto em 1 será de cariz mais expositivo no âmbito das aulas teórico-práticas e os seus conteúdos poderão ser ainda abordados no contexto de orientações tutoriais que permitam aos alunos sistematizarem conhecimentos específicos dentro de variados contextos de intervenção. Responderá ao objetivo 1 Os C 2 e C 3 são de cariz mais prático. Serão introduzidos com exposição teórica sobre a temática , mas haverá uma grande intervenção prática , para que os alunos ganhem reais competências de avaliação, programação e intervenção numa sala de aula inclusiva. A realização de um portfolio mostra-se relevante pois os futuros docentes de educação especial poderão por um lado acompanhar o seu crescimento enquanto alunos e ao mesmo tempo levar consigo os materiais de que necessitarão para um desempenho profissional com maior segurança na fase inicial do seu percurso na educação especial . Serão desta forma respondidos os restantes objetivos
Bibliografia:
Correia, L. M.(2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais:Um guia para educadores e professores. Porto, Porto Editora
European Agency for Development in Special Needs Education . Meijer, W.J., (2005) Educação Inclusiva e Práticas de Sala de Aula nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. www. european-agency.org
Ferreira, S (2008). Transição para a Vida Pós- Escolar de Alunos Com Necessidades Educativas especiais .Viseu:Psicosoma
Heacox, Diane (2006). Diferenciação Curricular Na Sala De Aula. Porto: Porto Editora
Landivar , J (2010) Programar em educação especial .Barueri Editora Manolo
Miranda, M.J. Beja, A (2012) Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Lisboa. Psicossoma
Rodrigues, D. (org.). (2003). Perspetivas Sobre a Inclusão. Porto: Porto Editora
Sousa, A; Mendonça, F; Seabra, F;Almas, I ;Martins, J;Azevedo, J; Albuquerque , M; Duarte, T (2005). Tutoria em Emprego Apoiado. Lisboa. APEA
Docente (* Responsável):
Fatima Coelho (fcoelho@ufp.edu.pt)