Unidade Curricular:Código:
Comportamento Adaptativo e Actividade Motora Adaptada935CAAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno:
- adquira conhecimentos sobre comportamento adaptativo, as suas componentes e áreas de influência;
- adquira conhecimentos que permitam a aquisição de competências na avaliação do comportamento adaptativo, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos;
- compreenda o conceito biopsiossocial de atividade motora adaptada, nomeadamente na pessoa com deficiência motora;
- desenvolva um espírito crítico e aberto à mudança e tenha capacidade de trabalhar em grupo.
Conteúdos Programáticos:
Comportamento Adaptativo. Actividade Motora Adaptada: Movimento, Corpo, Meio e Capacidade de Adaptação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos evidenciam a ligação de competências na avaliação do comportamento adaptativo e da conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos com necessidades educativas especiais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação será contínua e incluirá um teste escrito e um trabalho em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objectivos da unidade curricular, que por sua vez correspondem a conteúdos leccionados serão objecto de avaliação contínua. Os assuntos leccionados em forma de exposição e debate serão alvo de avaliação contínua.
Bibliografia:
Santos S. 2001. Comportamento adaptativo II. Revista de educação especial e reabilitação; 8/1: 73-78.
Santos S. 2002. Comportamento adaptativo, qualidade de vida e “self-advocacy”; 9/1-2: 53-63.
Santos S. 2003. Comportamento adaptativo e psicomotricidade. A psicomotricidade; I(2): 34-40.
Luiz D,Faragher B,Barnard A, Knoessen N, Kotras N, Burns LE, Challis D. 2007. Manual Técnico Griffiths Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths. ExtençãoRevista (Revisãode2006) Dos2aos8anos.Cegoc,Lisboa.
Fonseca V. 2000. Comportamento adaptativo. Revista de educação especial e reabilitação; 7/1:37-46.
Docente (* Responsável):
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)