Unidade Curricular:Código:
Avaliação Institucional e Qualidade em Educação876AIQE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoDocência e Gestão da Educação (Administração Escolar e Administração Educacional)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Fornecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam compreender a importância da Avaliação das instituições escolares, como forma de alcançar a qualidade na Educação.
Desenvolver capacidades para, no desempenho profissional sustentado na investigação, desenvolver projetos inovadores numa interação construtiva e dinâmica nas organização onde os mestrandos exercem as suas atividades profissionais.
Conteúdos Programáticos:
I. Objetivos do Módulo
II. Avaliação
2.1. Conceitos;
2.2. Tipos de Avaliação;
2.3. Por que avaliamos? / Quem avalia?
2.4. Importância da avaliação para organizações
III. Qualidade
3.1. Conceitos;
3.2. Modelos de Gestão da Qualidade;
3.3. O papel do líder / gerente na defesa da qualidade.
IV. Avaliação vs. Qualidade em Instituições Educacionais
4.1. Gestão de decisões e participação;
4.2. O Projeto PISA;
4.3. O projeto TALES.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular, pois vamos refletir sobre a importância da avaliação e da Qualidade, assim como da importância da Avaliação das Instituições Escolares, como forma de atingir a qualidade em educação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Apresentação dos conteúdos, usando Power Point, debate e discussão, durante as horas de contato;
- Uso de textos ou artigos relacionados com os temas propostos e de acordo com a área de estudo em questão;
- Realização, em grupo, de um trabalho que será apresentado na sala de aula e reflexão conjunta sobre os mesmos.
A avaliação da Unidade Curricular é feita através da realização de um trabalho de investigação individual, ou em grupo de dois, que será apresentado ao grupo/Turma.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Considerando a formação dos mestrandos, a metodologia proposta, sobretudo os debates e discussões, a partir de trabalhos levados a cabo em pequenos grupos (com base em material fornecido pela docente), aliados à experiência profissional de cada um deles, criará trocas de experiências muito importantes que serão uma mais valia para todos, estando assim em consonância com os objetivos da unidade Curricular
Bibliografia:
Alves, M.P. (2016). Avaliação de desempenho – uma ferramenta de gestão. Lisboa: Escolar Editora.
Alves, M.P. (2009). Avaliação e Qualidade das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Bitar, H. de F. et al. (1998). Sistemas de avaliação educacional. São Paulo, FDE (Série “Ideias”, nº 30).
Bourdignon, G. (1995). Avaliação na gestão das Organizações educacionais. In Revista Ensaio, Rio de Janeiro, Fundação CESGRANRIO, vol.3, Oct./Dec. Pp.401-410.
Cury, C.R.J. (2010) Qualidade em educação - Quality in education. In Nuances: estudos sobre educação. Ano XVII, v. 17, n. 18, p. 15-31, Jan/Dec.
Durham, E.R. and Simon, S. (1992). (orgs.). Evaluation of higher education. São Paulo: EDUSP.
Fialho, I. (2009). A qualidade de ensino e a avaliação das escolas em Portugal. Contributos para a história recente. In Educação, Temas e problemas –avaliação qualidade e formação, 7(4), 99-116.1