Unidade Curricular:Código:
Psicologia Positiva784PPOS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Adquirir e integrar conceitos e conhecimentos que permitam o enquadramento histórico e epistemológico do movimento da psicologia positiva no contexto da ciência psicológica;
2. Desenvolver capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia;
3. Desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área;
4. Adquirir competências académicas de recolha e organização de informação, selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva para a apresentação e aplicação prática dos mesmos nos diversos domínios da psicologia positiva.
5. Promover competências de comunicação sobre conhecimentos no domínio da Psicologia Positiva com públicos diversos (especialistas e não especialistas)
6. Promover o desenvolvimento pessoal dos alunos, a auto-consciência e reflexão crítica.
Conteúdos Programáticos:
1. O que é a Psicologia Positiva?
1.1 “Não estaremos a reinventar a roda?” - As raízes históricas e filosóficas da Psicologia Positiva
2. Intervenções da Psicologia Positiva
2.1 O estado da arte
2.1.1 Desconstrução da ideologia da doença e valorização de uma abordagem de forças
2.1.2 Psicologia Clínica Positiva
2.1.3 Psicologia Comunitária Positiva
2.2 O que existe de bom na Psicologia Positiva?
2.3 O que há de errado com a Psicologia positiva?
3. O futuro da Psicologia Positiva
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
São aprofundadas matérias teóricas na área da psicologia positiva, permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar/demonstrar conhecimentos que permitam o enquadramento histórico/epistemológico do movimento da psicologia positiva, desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área/aplicação dos mesmos a diferentes domínios, desenvolvendo capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos, bem como de promoção do desenvolvimento pessoal e da auto-consciência/reflexão pessoal.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas, visualização de vídeos e realização de exercícios práticos de desenvolvimento pessoal. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um trabalho prático, apresentado em relatório escrito (com ponderação de 50%) e defendido em prova oral (com ponderação de 50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teórico-práticas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica e de vídeos realizada pelos mesmos. Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas da psicologia positiva, através da elaboração de um trabalho teórico-prático e da participação nos exercícios de desenvolvimento pessoal, de modo a permitir a aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia.
Bibliografia:
Johnson, J. et al. (2017). Integrating Positive and Clinical Psychology. Cognitive Therapy & Research, 41(3), 335-349. doi: 10.1007/s10608-015-9728-y.
Ng, W. (2017). Extending Traditional Psychological Disciplines to Positive Psychology. J. of Happiness Studies, 18 (5), 1553-1571. doi 10.1007/s10902-016-9782-5
Lee et al. (2021). Measuring well-being. Oxford University Press http://fdslive.oup.com/www.oup.com/academic/pdf/openaccess/9780197512531.pdf
Pires, J.G. et al. (2015). Instrumentos Baseados em Psicologia Positiva no Brasil. Psico-USF, 20(2), 287-295.
Seligman, M. (2008). Felicidade autêntica. Editora Pergaminho.
Yakushko, et al. (2021). Negative Reflections About Positive Psychology: On Constraining the Field to a Focus on Happiness and Personal Achievement. Journal of Humanistic Psychology, 61, 104 - 131.
van den Heuvel, S.C. (2020). Historical and Multidisciplinary Perspectives on Hope. Springer . https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/41283