Unidade Curricular:Código:
Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica II784MMI2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos comportamentais e cognitivos da Psicologia;
(ii) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos, teorias e técnicas de intervenção psicológica propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia;
(iii) Desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, leitura crítica e compreensiva e de redacção;
(iv) Integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade – Modelos comportamentais. O paradigma do condicionamento clássico: exposição directa e exposição gradual e mediatizada; o paradigma do condicionamento operante: estratégias para diminuir e para aumentar a duração, intensidade e frequência de um comportamento; o paradigma da aprendizagem social: modelagem e prática comportamental; prevenção da recaída.
2ª Unidade – Modelos cognitivos. O paradigma do autocontrolo: estratégias de autocontrolo: de auto-observação, de controlo de estímulos e de controlo das consequências. O paradigma das aptidões de confronto: treino de inoculação do stress e treino de solução de problemas. O paradigma da reestruturação cognitiva: estratégias de disputa racional; estratégias de reestruturação cognitiva
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da intervenção psicológica, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular como: enquadrar histórica e epistemologicamente os modelos comportamentais e da Psicologia e adquirir conhecimentos de conceitos, teorias e técnicas de intervenção psicológica propostos por estes modelos, fazendo a respectiva integração com diferentes especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia; desenvolver competências académicas de recolha e organização de informação e de redacção e, integrar aspectos éticos e deontológicos associados à intervenção psicológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos (60%) na execução um trabalho teórico-prático (40% - prática específica), assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica realizada pelos mesmos. Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas com o objectivo de aquisição e integração e modelos e técnicas de intervenção psicológica. Aulas teórico-práticas com participação ativa dos alunos na visualização e comentário de vídeos.
Bibliografia:
Dobson, K. (2000). Handbook of cognitive-behavioral therapies. New York: The Guildford Press.
Neto, D. & Baptista, T. (2019). Psicoterapia Cognitivo-Comportamentais (Vol.1 Intervenções Clínicas). Lisboa: Edições Sílabo.
Gonçalves, O. (2014, 6ª edição). Terapias Cognitivas: Teorias e Práticas. Porto: Afrontamento.
Gonçalves, O. (1999). Introdução às Psicoterapias Comportamentais. Coimbra: Quarteto.
Ruggiero, G.M., Spada, M.M., Caselli, G. et al. (2018). A Historical and Theoretical Review of Cognitive Behavioral Therapies: From Structural Self-Knowledge to Functional Processes. J Rat-Emo Cognitive-Behav Ther 36: 378. https://doi.org/10.1007/s10942-018-0292-8
Lorenzo-Luaces, L., Keefe, J. R., & DeRubeis, R. J. (2016). Cognitive-Behavioral Therapy: Nature And Relation to Non-Cognitive Behavioral Therapy. Behavior Therapy, 47, 785–803. https://doi.org/10.1016/j.beth.2016.02.012