Unidade Curricular: | Código: | ||
História e Epistemologia da Psicologia | 784HEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular procura desenvolver conhecimentos que permitam o aprofundar do enquadramento histórico da psicologia enquanto ciência ao longo dos últimos séculos: OA1. Demonstrar familiaridade com conceitos e perspetivas teóricas históricas na área da psicologia; OA2. Descrever e explicar os principais marcos de fundação da psicologia como ciência; OA3. Descrever e explicar as principais correntes da psicologia; OA4. Descrever e explicar o conceito de epistemologia; OA5. Descrever e explicar a epistemologia da psicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Introdução geral ao estudo da psicologia 1.1. Objecto 1.2. As origens da psicologia enquanto ciência CP2. As grandes correntes da Psicologia no Séc. XX: 2.1. A Psicanálise de Freud e Carl Jung 2.2. O Behaviorismo de Pavlov, Thorndike, Watson e Skinner 2.3. O Modelo cognitivo-desenvolvimental de Jean Piaget e Vygotsky 2.4. A Psicologia da Gestalt de Wertheimer, Kohler e Koffka 2.5. A Abordagem Humanista de Carl Rogers CP3. Introdução à Epistemologia da Psicologia 3.1. Bachelard e o novo espírito científico 3.2. O Neo-positivismo de Popper | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de teorias, conceitos e práticas de análise na área da epistemologia da psicologia atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva e de redacção de artigos científicos; Desenvolvimento de uma atitude crítica e auto-crítica e a adopção sistemática de valores éticos e deontológicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. Regime de Avaliação Contínua: - 2 Frequências escritas, de duração de 90 minutos cada, com a ponderação de 40% cada, logo ponderação total de 80%; - trabalho de investigação, escrito e respetiva apresentação e discussão em aula, incidindo numa temática inerente aos conteúdos programáticos, com uma ponderação de 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de teorias, conceitos e práticas de análise na área da epistemologia da psicologia atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva e de redacção de artigos científicos; Desenvolvimento de uma atitude crítica e auto-crítica e a adopção sistemática de valores éticos e deontológicos. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia, atingindo os seguintes objectivos: Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. | |||
Bibliografia: | |||
1. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press. 2. Henley, T. (2018). An Introduction to the History of Psychology. Cengage Learning. 3. Lawson, R. & Graham, J. (2015). A History of Psychology. New York: Routledge. 4. Schultz, D. & Schultz, S. (2014). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Trilhos. 5. Kuhn, T. (2009). Estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Editora Guerra e Paz. 6. Starling, R. & Carvalho, K. (2016). Ciências do comportamento. Minas Gerais: Esetec Editores. 7. Woody, W. & Viney, W. (2017). A history of psychology. The emergence of science and applications. New York: Routledge Editions. |