Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia em Psicologia784EDPS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Compreender o contexto ético-cultural no qual estão enquadrados.
(ii) Saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da psicologia;
(iii) Saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
(iv) Saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Teresa Toldy)
1ª Unidade - Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1. Definições gerais de “ética, “moral” e “deontologia”. 2. Papel da consciência e da liberdade nas decisões éticas. 3. A regra de ouro da ética e o respeito pelo outro. 4. Para uma ética do cuidar e da humanização.
(Prof. Susana Marinho)
Prof. Susana Marinho)
2ª Unidade – A Ética e a Deontologia no Domínio da Psicologia:
1. Os quatro princípios prima facie: Autonomia; Justiça; Beneficência e Não-maleficência
2. Processo de tomada de decisão ética;
3. Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses
3.1 Princípios gerais
3.2. Princípios específicos
4. Estudos de caso: dilemas éticos e deontológicos em Psicologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação teórico-prática dos conhecimentos no domínio da deontologia, permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, isto é: saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área da psicologia; saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem; saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da prática psicológica e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50% da nota final), relativa à 1ª unidade, e um trabalho escrito com discussão oral (50% da nota final), relativa à 2ª unidade.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade I: Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Exposição teórica sobre a relevância do reconhecimento do sofrimentos do outro, do respeito pelo outro e da relevância da ética do cuidar. Unidade 2 – Exposição teórica sobre os quatro princípios prima facie enfatizando a sua relevância para o exercício profissional dos psicólogos. Exposição da Declaração de Helsínquia enfatizando a sua relevância para a investigação e para as questões relacionadas com o consentimento informado. Os alunos fazem leituras individuais, discutidas em sala de aula, sobre as temáticas exploradas neste capítulo. Exposição da estrutura e etapas do processo de tomada de decisão ética. Apresentação da estrutura, princípios gerais, princípios específicos e diversas secções do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Realização de exercícios práticos sobre os fundamentos da ética e deontologia na Psicologia. Trabalhos de consolidação dos conhecimentos adquiridos (resolução de casos éticos e deontológicos na área da Psicologia).
Bibliografia:
Backendorf, J.M. (2020).Sobre a amplitude do cuidado como virtude moral. Griot: Rev. Filosofia, 20(1)93-105
Folque,A.;Magalhães,D.;Velho,C.V.(2018).O Cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento humano. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Univ. Évora.
Leach, Mark., M., Leong,Frederick,T.L (2010) Intern.Dimensions Psychological Ethics. Ethics & Behavior 20 (3/4) 175-178.
Martino,L.M.e Marques.A.C.(2019).A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas. Intercom–RBCC 42(3) 21-40
Ricou, M. (2014). A Ética e a Deontologia no exercício da Psicologia. Lisboa: OPP
Ricou, M., Sá, E., Nunes, R. (2017) The Ethical Principles of the Portuguese Psychologists: A Universal Dimension. The Journal of Medicine and Philosophy: A Forum for Bioethics and Philosophy of Medicine, 42(2) 199–213, https://doi.org/10.1093/jmp/jhw066
Zanon, A. (2019). O princípio da alteridade de Lévinas como fundamento para a responsabilidade ética.Perseitas 8, 75-103.