Unidade Curricular: | Código: | ||
Estatística Aplicada à Psicologia | 784EAP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação aplicados à Psicologia; (ii) Aquisição e desenvolvimento de competências em relação à análise e interpretação dos dados; (iii) Aquisição e desenvolvimento de competências básicas de investigação; (iv) Selecionar métodos e técnicas apropriados e resolução de problemas práticos; (v) Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos através da realização de testes estatísticos; (vi) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos Estatísticos Básicos; Objectivo da Estatística; A medição em Psicologia; Estatística Descritiva e estatística inferencial; Classificação de Variáveis; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão. medidas de posição. Análise estatística bivariada: Correlação. Testes t. Qui-quadrado. Anova. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas na área da análise descritiva e da análise inferencial de dados em Psicologia, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação aplicados à Psicologia; aquisição de competências em relação à análise e interpretação dos dados; aquisição e desenvolvimento de competências básicas de investigação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui a exposição teórica dos fundamentos teóricos de cada prova estatística e a elaboração de exercícios práticos de análise de dados. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas práticas de análise de dados com recurso ao programa SPSS. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos sobre estatística descritiva, conceitos de probabilidade e inferência estatística, e aplicações em Psicologia; Resolução de exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas de análise descritiva e análise inferencial de dados; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na Estatística Descritiva e na Inferência Estatística. | |||
Bibliografia: | |||
Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall. Maroco, J. (2018-7ªed.). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS : saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga : Psiquilíbrios. Pallant, J. (2005). SPSS Survival Manual : a step by step guide to data analysis using SPSS for Windows. Berkshire : Open University Press Pereira, A. (2006 – 7ª ed.). SPSS. Guia prático de utilização. Ed. Sílabo SPSS Base 11.0 : user's guide. (2001). Chicago : SPSS Inc. Pestana, H. & Gageiro (2014-6ª ed.). Análise de Dados para Ciências Sociais.A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. 7ª Edição. Edições Sílabo. |