Unidade Curricular:Código:
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente784APCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno adquira e aprofunde os fundamentos da avaliação psicológica da criança e do adolescente nos seus pressupostos teóricos e práticos. O aluno deverá desenvolver competências básicas de avaliação psicológica, incluindo: procedimentos e posturas a adotar na realização da observação e da entrevista; a administração de provas psicológicas, cotação e interpretação de dados. Pretende-se ainda: (O1) o desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica; (O2) desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de seleção de bibliografia relevante, leitura e escrita crítica compreensiva de relatórios (3) integração de princípios éticos da avaliação psicológica.
Conteúdos Programáticos:
CP 1: Considerações sobre a avaliação psicológica na infância e adolescência
1.1.- Especificidades da avaliação do desenvolvimento infantil
1.2.- O setting da avaliação
1.3.- Dimensões do processo de avaliação psicológica
1.4.- Princípios Éticos na Avaliação Psicológica
CP 2. Metodologias e Técnicas de avaliação Psicológica
2.1.- A entrevista (Anamnese)
2.2.- Provas psicológicas
2.2.1.- Escalas de desenvolvimento – SGS-II
2.2.2.- Rastreio dos problemas emocionais e do comportamento - SDQ
2.2.3.- Avaliação do funcionamento intelectual - WISC
2.2.4.- Psicopatologia do desenvolvimento - Modelo ASEBA
2.3.- A observação
CP 3: Comunicação dos resultados da avaliação psicológica
3.1. Entrevista de devolução
3.2. A elaboração do relatório psicológico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos a aquisição e integração de conhecimentos sobre o enquadramento da avaliação psicológica na infância e adolescência; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias de avaliação psicológica.
Assim,O1 corresponde a CP1 e CP3; O2 e O3 correspondem a CP2
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositivo, participativo, análise e discussão de casos, observação em contexto.
A avaliação contínua requer o cumprimento da assiduidade nas horas de contacto de acordo com Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa; Realização de 1 Ficha Técnica sobre um instrumento/metodologia de avaliação psicológica com apresentação e discussão oral (40%); 1 teste escrito (50%); participação pró-ativa nas atividades de observação e outras atividades propostas (10%), com um mínimo de 10 valores na avaliação final da UC.
(Nota: a não realização de um destes tipos de avaliação implica avaliação negativa na UC)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (expositivas e participativas com discussão de casos e apresentação de trabalhos, assim como orientação na revisão crítica de literatura) pretendem promover nos estudantes a aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da avaliação psicológica na infância e adolescência; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias de avaliação psicológica aplicadas a casos práticos. Assim considera-se que as metodologias adotadas são consistentes com os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
Almeida, L., Simões, M., Machado, C., & Gonçalves, M.(Coords.) (2004). Avaliação Psicológica: Instrumentos val. pop. portuguesa. Coimbra: Quarteto.
APA, Board of Educational Affairs Task Force on Education and Training Guidelines for Psychological Assessment in Health Service Psychology (2020). APA Guidelines Educ. Train. Psychological Assessment. Retrieved from https://www.apa.org/about/policy/guidelines-assessment-health-service.pdf
Contini, N. (2018). Some conceptual links between psychopathol. develop., personality and psychological assessment children & adolescents. Cienc. Psicol. (12)1, 147-157
Enache, R. G. (2016). The role of interdisc. team psychological assessment and prevention of infancy child. disorders. Bul.Transilvania Univ. Brasov. S.Sciences,9,147-154.
Gonçalves, M., Simões, M., & Almeida, L. (2017). Psicologia clínica e da saúde: Instrumentos de avaliação. Pactor Ed.
Schaffer, J. B. &. Rodolfa, E.(2018). ICD–10–CM Casebook and Workbook for Students- WDC: APA