Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Trabalho e das Organizações783PTOR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio da psicologia do trabalho, em contexto organizacional.
Aptidões/Competências a desenvolver:
(i) Analisar e integrar os fatores psicológicos na análise dos sistemas de trabalho
(ii) Organizar, planear e aplicar estratégias de intervenção psicológica nos contextos de trabalho
(iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados de avaliação do comportamento do Homem no trabalho
(iv) Capacidade de análise e diagnóstico psicossocial nos contextos de trabalho
(v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal
(vi) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade. 1. Psicologia do trabalho e das organizações: fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção. 1.1. Desenvolvimento da sociedade industrial. 1.2. Evolução das formas e processos de trabalho. 1.3. O projecto da psicologia do trabalho e das organizações: paradigmas de análise
2ª Unidade. 2. Psicologia do trabalho e das organizações contemporânea: relações e evoluções. 2.1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho. 2.2. O estudo do homem no trabalho: elementos de análise e reflexão. 2.3. Processos de análise nas organizações: do indivíduo ao grupo. 2.4. Metodologias de investigação em psicologia do trabalho e das organizações
3ª Unidade. 3. Abordagens e aplicações aos contextos de trabalho: 3.1. A gestão de pessoas nas organizações: modalidades de estudo. 3.2. Promoção e prevenção da saúde e da qualidade de vida no trabalho. 3.3. Processos de análise – o indivíduo e o grupo – nas organizações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas específicas dos fundamentos históricos do projecto da psicologia do trabalho e das organizações, permitindo compreender e integrar conceitos, modelos, teorias na área dos fundamentos do quadro teórico do projecto da psicologia do trabalho e das organizações;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas e práticas específicas da psicologia do trabalho e das organizações, permitindo integrar conhecimentos, capacidades e competências para uma actuação técnica e ética; saber avaliar e intervir nas características psicossociais da actividade de trabalho no contexto de trabalho.
Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aplicação prática dos modelos e teorias, permitindo aplicar métodos, técnicas de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho e, mais concretamente, no comportamento do Homem no trabalho; mostrar autonomia e conduta responsável na prática profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático (40%), na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do projecto específico da psicologia do trabalho e das organizações; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia do trabalho; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências na compreensão da especificidade da intervenção na psicologia do trabalho e das organizações; Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas e práticas específicas da psicologia do trabalho e das organizações área de actuação; Apresentação e discussão de casos práticos de avaliação e intervenção na relação de trabalho (a nível do indivíduo, do grupo e da organização); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem a gestão e do desenvolvimento do Homem no trabalho; Demonstrações; Dominar as principais técnicas e metodologias de avaliação psicológica no contexto de trabalho; Unidade 3 - Exposição prática de conteúdos para caracterização de diferentes temáticas de aplicação da psicologia do trabalho e das organizações; Apresentação de estudos de caso; Análise individual e discussão em grupo das análises respectivas para cada caso; simulação de técnicas de observação e análise do comportamento individual e em grupo; de modo a revelar competências de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho e, mais concretamente, no comportamento do Homem no trabalho; mostrar autonomia e conduta responsável na prática profissional.
Bibliografia:
Barros C., Baylina P., Cunha L. (2020) Impact of Psychosocial Risk Factors on Workers’ Health: Contributions of a Subjective Health Indicator. (pp. 557-566) In: Arezes P. et al. (eds) Occupational and Environmental Safety and Health. Springer, Cham
Barros, C., Fonte, C., Alves, S., & Baylina, P. (2019). Can psychosocial work factors influence psychologists’ positive mental health?, Occupational Medicine, 69 (3), 204-210.
Chiavenato, I. (2021). Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Atlas.
Clot, Y. (2016). A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Ed Vozes.
Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisb: Ed Sílabo
Guérin, et al. (2021). Concevoir le travail, le défi de l'ergonomie. Toulouse: Éd.Octarès
Guillemin, M.P. (2019). The new dimension of occupational health. Health, 11, 592-607
Leplat, J. & Cunny, X. (1983). Introdução à psicologia do trabalho. Lisboa: FCG