Unidade Curricular:Código:
Psicometria784PSIM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Na unidade curricular de Psicometria pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria, bem como sobre o processo de construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. Pretende-se, ainda, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos. Paralelamente, pretende-se que desenvolvam uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica.
Conteúdos Programáticos:
1. Considerações gerais sobre Psicometria
1.1O desenvolvimento da Psicometria
1.2 Origens e evolução
2. O processo de elaboração de medidas e sua adaptação cultural e linguística
2.1 Considerações gerais sobre a elaboração de instrumentos de medida
2.2 A construção do questionário
2.2.1 O processo de resposta
2.2.2 Respostas abertas ou fechadas
2.2.3 A importância dos pressupostos
2.2.4 O formato dos itens
2.2.5 As instruções
2.2.6 A disposição gráfica
2.2.7 A extensão do questionário
2.2.8 O estilo de resposta
2.2.9 As qualidades psicométricas dos instrumentos de medição em Psicologia
2.2.9.1 A fidelidade
2.2.9.2 A validade
2.2.9.3 A estrutura factorial
3. Adaptação cultural e linguística de instrumentos psicométricos
3.1 Procedimento linguístico inicial
3.2 Análise cognitiva do questionário
3.3 A análise psicométrica do questionário traduzido
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Ponto 1
- Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2
- Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2.
- Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Ponto 3
- Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Pontos 1, 2 e 3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Metodologias expositivas. - Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; promoção de exercícios de role-play; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Promoção da análise crítica de instrumentos e realização de debates entre alunos.
Bibliografia:
Cronbach, L.J. (1996). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.
Hill, M.M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Jordão, J., & Leal, I. (2014). Validação da escala de conceito de boa morte. Psicologia, Saúde & Doenças, 15 (1), 293-300.*
Maroco, J., Campos, J.B., Bonafé, F.S., Vinagre, M.G., & Pais-Ribeiro, J. (2014). Adaptação transcultural Brasil-Portugal da escala Brief Cope para estudantes do ensino superior. Psicologia, Saúde & Doenças, 15 (2), 300-313.*
Moreira, J.M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis: Editora Vozes.
Pechorro, P., Silva, I., Marôco, J., & Gonçalves, R.A. (2014). Propriedades psicométricas da Escala de Ansiedade Social para Adolescentes em jovens institucionalizados. Psicologia, Saúde & Doenças, 15 (3), 586-596.*
Docente (* Responsável):
Isabel Silva (isabels@ufp.edu.pt)