Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicometria | 783PSIM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Na unidade curricular de Psicometria pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria, bem como sobre o processo de construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. Pretende-se, ainda, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos. Paralelamente, pretende-se que desenvolvam uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Considerações gerais sobre Psicometria 1.1O desenvolvimento da Psicometria 1.2 Origens e evolução 2. O processo de elaboração de medidas e sua adaptação cultural e linguística 2.1 Considerações gerais sobre a elaboração de instrumentos de medida 2.2 A construção do questionário 2.2.1 O processo de resposta 2.2.2 Respostas abertas ou fechadas 2.2.3 A importância dos pressupostos 2.2.4 O formato dos itens 2.2.5 As instruções 2.2.6 A disposição gráfica 2.2.7 A extensão do questionário 2.2.8 O estilo de resposta 2.2.9 As qualidades psicométricas dos instrumentos de medição em Psicologia 2.2.9.1 A fidelidade 2.2.9.2 A validade 2.2.9.3 A estrutura factorial 3. Adaptação cultural e linguística de instrumentos psicométricos 3.1 Procedimento linguístico inicial 3.2 Análise cognitiva do questionário 3.3 A análise psicométrica do questionário traduzido | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Ponto 1 - Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2 - Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Ponto 2. - Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Ponto 3 - Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Pontos 1, 2 e 3 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula. A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir conhecimentos sobre a perspectiva histórica da Psicometria: Metodologias expositivas. - Adquirir conhecimentos sobre o processo de construção de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; promoção de exercícios de role-play; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre a validação de instrumentos de avaliação psicológica: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Adquirir conhecimentos sobre os processos de adaptação linguística e cultural destes, desenvolvendo competências práticas para desenvolverem esses processos: Metodologias expositivas; promoção da análise crítica de instrumentos de avaliação psicológica; e promoção de debate entre alunos. - Desenvolver uma perspectiva crítica sobre os instrumentos de avaliação psicológica: Promoção da análise crítica de instrumentos e realização de debates entre alunos. | |||
Bibliografia: | |||
LJohnson, J. et al. (2017). Integrating Positive and Clinical Psychology. Cognitive Therapy & Research, 41(3), 335-349. doi: 10.1007/s10608-015-9728-y. Ng, W. (2017). Extending Traditional Psychological Disciplines to Positive Psychology. J. of Happiness Studies, 18 (5), 1553-1571. doi 10.1007/s10902-016-9782-5 Lee et al. (2021). Measuring well-being. Oxford University Press http://fdslive.oup.com/www.oup.com/academic/pdf/openaccess/9780197512531.pdf Pires, J.G. et al. (2015). Instrumentos Baseados em Psicologia Positiva no Brasil. Psico-USF, 20(2), 287-295. Seligman, M. (2008). Felicidade autêntica. Editora Pergaminho. Yakushko, et al. (2021). Negative Reflections About Positive Psychology: On Constraining the Field to a Focus on Happiness and Personal Achievement. Journal of Humanistic Psychology, 61, 104 - 131. van den Heuvel, S.C. (2020). Historical and Multidisciplinary Perspectives on Hope. Springer . https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/41283 |