Unidade Curricular:Código:
Psicologia Positiva784PPOS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Adquirir e integrar conceitos e conhecimentos que permitam o enquadramento histórico e epistemológico do movimento da psicologia positiva no contexto da ciência psicológica;
2. Desenvolver capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia;
3. Desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área;
4. Adquirir competências académicas de recolha e organização de informação, selecção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva para a apresentação e aplicação prática dos mesmos nos diversos domínios da psicologia positiva.
5. Promover o desenvolvimento pessoal dos alunos, a auto-consciência e reflexão crítica.
Conteúdos Programáticos:
1. O que é a Psicologia Positiva?
1.1 “Não estaremos a reinventar a roda?” - As raízes históricas e filosóficas da Psicologia Positiva
2. Intervenções da Psicologia Positiva
2.1 O estado da arte
2.1.1 Desconstrução da ideologia da doença e valorização de uma abordagem de forças
2.1.2 Psicologia Clínica Positiva
2.1.3 Psicologia Comunitária Positiva
2.2 O que existe de bom na Psicologia Positiva?
2.3 O que há de errado com a Psicologia positiva?
3. O futuro da Psicologia Positiva
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
São aprofundadas matérias teóricas na área da psicologia positiva, permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar/demonstrar conhecimentos que permitam o enquadramento histórico/epistemológico do movimento da psicologia positiva, desenvolver uma atitude de investigação sobre os conceitos da área/aplicação dos mesmos a diferentes domínios, desenvolvendo capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos, bem como de promoção do desenvolvimento pessoal e da auto-consciência/reflexão pessoal.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas, visualização de vídeos e realização de exercícios práticos de desenvolvimento pessoal. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um trabalho prático, apresentado em relatório escrito e defendido em prova oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teórico-práticas com exposição e análise dos conteúdos com base na bibliografia fornecida pela docente, com participação activa dos alunos no debate, construção e compreensão dos conteúdos, recorrendo à pesquisa bibliográfica e de vídeos realizada pelos mesmos. Participação activa dos alunos na apresentação, crítica e reflexão dos temas da psicologia positiva, através da elaboração de um trabalho teórico-prático e da participação nos exercícios de desenvolvimento pessoal, de modo a permitir a aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, síntese e integração dos conhecimentos da psicologia positiva sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da psicologia.
Bibliografia:
Baptista, A. (2012). O poder das emoções positivas. Lisboa: Factor.
Baptista, A. (2013). Aprender a ser feliz. Exercícios de psicoterapia positiva. Lisboa: Pactor.
Boniwell, I. (2016). A ciência da felicidade. Psicologia Positiva em poucas palavras. 4Estações Editora.
Fonte, C. & Freire, T. (2006). Experiências Óptimas (flow), Qualidade de Vida e Bem-Estar no Desenvolvimento de Indivíduos. In I. Leal, J. Ribeiro & S. Jesus (Eds.), Actas do 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp. 7-13). Faro: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Snyder C. & Lopez, S. (2002) (Eds). Handbook of Positive Psychology. Oxford: University Press.
Seligman, M. & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive Psychology. American Psychologist, 55, 5-14.
Seligman, M. (2008). Felicidade autêntica. Os princípios da psicologia positiva (Editora Pergaminho, trad.). Cascais: Editora Pergaminho. (Obra original publicada em 2002).
Docente (* Responsável):
Isabel Silva (isabels@ufp.edu.pt)