Unidade Curricular:Código:
Psicologia da Motivação e das Emoções784PMEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Motivação
1. Refletir, criticamente, sobre o conceito da motivação e das emoções, tal como é usado pelo senso comum e pela psicologia científica.
2. Conhecer e compreender as diferentes perspetivas sobre a natureza das motivações humanas e das emoções, propostas no passado e na atualidade pelos principais autores e escolas dentro deste domínio.
3. Dominar os conhecimentos fundamentais disponíveis, hoje em dia, acerca da natureza e funcionamento de algumas das principais motivações humanas e das emoções (básicas e outras).
4. Compreender e valorizar o contributo que as abordagens motivacionais e emocionais podem dar para as intervenções práticas dos psicólogos em diversos campos de aplicação.
Emoções

1. Apresentar a comunicação e as emoções como áreas de saber a integrar na formação de profissionais que lidam com o público.
2. Identificar os conceitos básicos destes conhecimentos.
3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática profissional.
4. Relacionar
Conteúdos Programáticos:
PARTE I
A Motivação
1. Conceito de motivação:
1.1. O ciclo motivacional;
2. Aspetos fisiológicos;
3. Tipos de motivação:
3.1. Motivações inatas/fisiológicas;
3.2. Motivações aprendidas/sociais;
3.3. Motivações combinadas;
4. Frustração;
5. Conflito:
5.1. Tipos de conflito;
6. Teorias de motivação:
6.1. Teoria de Maslow;
6.2. Teoria de Freud.
PARTE II
As Emoções
I – Compreender as experiências emocionais
1. Conceito de emoção:
1.1. Teorias da emoção;
1.2. Perspetivas contemporâneas das emoções;
2. Aspetos etológicos, fisiológicos e neuropsicológicos das emoções;
3. Aspetos psicológicos das emoções:
3.1. A experiência emocional;
3.2. A expressão das emoções e o comportamento relacional;
3.3. Funções individuais e sociais das emoções;
3.4. As emoções na interação social.
II - Emoções e Comunicação
1. Comportamento não verbal e a expressão das emoções
1.1. Decifrar as emoções;
1.2. Hipótese do feedback facial;
1.3. Facial Action Coding System (FACS);
1.4. Escala de Percepção do Sorriso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1 (Parte I)
CP2 corresponde aos OA2 (Parte II)
No CP1 são abordadas as principais abordagens à motivação humana influentes na psicologia atual, juntamente com os seus antecedentes históricos e os seus campos de aplicação prática;
N CP2 são abordadas as emoções, tem sofrido considerável desenvolvimento nos últimos anos tornando-as um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. Na base de toda a comunicação (verbal e não verbal) estão os processos não verbais na origem dos quais participam as emoções e a sua expressão. Vários são os contextos onde existem trocas comunicacionais. Torna-se, assim, necessário promover o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos, sobretudo dos que profissionalmente lidam com situações de interação social como no caso dos psicólogos em sessão de atendimento de pessoas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Avaliação contínua
- Trabalho individual - 50%
- Trabalho em grupo - 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a Psicologia da Motivação e das Emoções deverá ser sempre relacionada com aspetos práticos da atividade profissional do psicólogo. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua futura prática profissional, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa.
Bibliografia:
Feldman, R. (2020, 14th ed.). Motivation and emotion. In Understanding Psychology (pp.296-306). McGraw Hill: New York. UFP
Barrett, L.(2017). How emotions are made: The secret life of the brain. New York: Houghton Mifflin Harcourt. B-on
Freitas-Magalhães, A. (2019). Facial expression of emotion. Encyclopedia of Human Behavior and Neuroscience and Biobehavioral Psychology. Oxford: Elsevier. B-on
Freitas-Magalhães, A. (2020, 50ª ed.). A psicologia das emoções: o fascínio da face humana. Porto: FEELab Science Books. UFP/B-on
Freitas-Magalhães, A. (2021). Facial Action Coding System 4.0:manual de codificação científica da face humana. Porto: FEELab Science Books.UFP/B-on
Freitas-Magalhães, A. (2021). A neurociência da emoção: o cérebro e a face. Porto: FEELab Science Books.UFP/B-on