Unidade Curricular:Código:
Psicologia Experimental783PEXP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular tem por objetivo a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos na área da investigação empírica em Psicologia Experimental. Os estudantes deverão ter competências para a concretização de projeto de investigação, recorrendo à aprendizagem decorrente e patente nas modalidades de avaliação escolhidas e nos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Conteúdos Programáticos:
PARTE I
I. A investigação científica em Psicologia:
1. Natureza do conhecimento científico;
2. Teorias e modelos de investigação científica;
3. Produção do conhecimento científico: Dedução e raciocínio indutivo.
II. Método científico, problemas, hipóteses e variáveis:
1. Definição do problema de investigação. Funções da pesquisa bibliográfica;
2. Formulação e classificação das hipóteses e sua aceitação ou rejeição estatística;
3. Seleção das variáveis e escalas de medida.
III. Critérios científicos:
1. O controlo em investigação, validade e precisão.
IV. Método descritivo:
1. Definição de estudos descritivos;
2. Planos de observação.
3. Limites e vantagens do método.
V. Método correlacional:
1. Definição e caracterização do método correlacional;
2. Previsão e causalidade;
3. Funções e limites do método.
VI. Método diferencial:
1. Definição e caracterização do método diferencial;
2. A questão do controlo.
3. Funções e limites do método.
PARTE II
I. Método experimental:
1. Delineamento d
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1 (Parte I)
CP2 corresponde aos OA2 (Parte II)
No CP1 são abordadas as principais abordagens à Psicologia Experimental influentes na psicologia atual e os métodos de investigação, juntamente com os seus antecedentes históricos e os seus campos de aplicação prática;
No CP2 são abordados os fundamentos e procedimentos práticos para cada fase do processo de investigação simulando estar no papel de investigador, a apresentação do projeto de investigação na área da Psicologia e a exposição individual ou em grupo do projeto de investigação desenvolvido.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo
- Resumo e discussão de artigos científicos
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Trabalho individual - 50%
- Trabalho em grupo - 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a Psicologia Experimental deverá ser sempre relacionada com aspetos práticos da atividade profissional do psicólogo. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua futura prática profissional, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa.
Bibliografia:
Bandura, A. (2008). Reconstrual of "free will" from the agentic perspective of social cognitive theory. In J. Baer, J. C. Kaufman, & R. F. Baumeister (Eds.), Are we free?: Psychology and free will (pp. 86-127). Oxford, UK: Oxford University Press.
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2009). Emotional expression: the brain and the face (Vol. 1). Oporto: University Fernando Pessoa Press.
Freitas-Magalhães, A. (2014). O Código da Cólera. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-989-98524-7-1
Freitas-Magalhães, A.(2014). Onze Anos, Onze Faces: Porque Sou do Tamanho das Minhas Emoções. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-989-8766-02-1
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2014). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 5). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-120-4
Freitas-Magalhães, A. (2014). O Código do Medo. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-99700-7-8
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2013). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 4). Porto: Edições Uni
Docente (* Responsável):
Freitas-Magalhães (fm@ufp.edu.pt)