Unidade Curricular:Código:
Psicologia da Educação783PEDU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Promover a aquisição de conhecimentos de quadros concetuais no domínio da Psicologia da Educação;
(ii) Adquirir conhecimento fundamental no campo da Psicologia Educação;
(iii) Aplicar conhecimento básico do campo da Psicologia da Educação na análise de situações do campo educativo;
(iv) Conhecer os processos e estratégias de aprendizagem e de motivação e saber aplicá-los em diversos contextos
(v) Desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Educação..
(vi) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(vii) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva I: A Psicologia da Educação
1.1. Breve perspectiva histórica da Psicologia da Educação
1.2. A Psicologia da Educação no contexto da Psicologia e das Ciências da Educação
1.3.Definição,objeto e estatuto epistemológico da Psicologia da Educação
1.4. Metodologia e investigação em Psicologia da Educação
1.5. O psicólogo escolar e da educação
Unidade Letiva II: A aprendizagem e a motivação
2.1..Teorias da aprendizagem e teorias da motivação
2.2. Implicações pedagógicas das teorias
2.3. Ambientes de aprendizagem e de motivação
2.4. Estratégias de aprendizagem
2.5. Programas de treino da motivação
Unidade Letiva III: As necessidades educativas especificas
3.1. Carateristicas dos contextos inclusivos
3.2. A intervenção precoce
3.3. A educação especial
3.4. As necessidades educativas especificas
Unidade Letiva IV: Temas atuais
4.1. O bulliyng
4.2. Autoconceito, autoestima e autoeficácia
4.3. A sobredotação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas que servem de introdução ao estudo da Psicologia da Educação, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto à definição, objeto e estatuto epistemológico assim como conhecer as principais técnicas e metodologias usadas na investigação nesta área; e à diferenciação entre o psicólogo escolar e da educação.
Unidades 2,3 e 4: para a consecução dos objetivos é priveligiada a abordagem de matérias teóricas específicas, permitindo integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer as teorias, as implicações pedagógicas destas, a aplicação prática em diferentes contextos das diferentes estratégias assim como desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Educação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho teórico-prático, de grupo (10%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (20%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Os conteúdos programáticos da Unidades Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir conhecer e situar a Psicologia da Educação no contexto da Psicologia e das Ciências da Educação, considerando o seu objeto e o seu estatuto epistemológico, assim como promover a identificação de domínios e métodos da investigação nesta área. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos da Unidade Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica dos processos de aprendizagem e motivação nos diversos contextos educativos e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. Unidade 3: Os conteúdos programáticos da Unidade Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão das necessidades educativas especificas e dos contextos inclusivos e contribuir para construção dos mesmos; pretende-se ainda o desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adptar valores éticos e deontológicos. Visualização e análise de documentários considerados pertinentes. Unidade 4: Os conteúdos programáticos da Unidades Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a contribuir para a análise e interpretação de diferentes casos e situações à luz dos contributos da Psicologia da Educação; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. Para a prossecução dos objetivos serão ainda efetuadas visitas de estudo, contacto com Psicólogos da Educação e estudos de caso.
Bibliografia:
Alderson, P. (2018). How the rights of all school students and teachers are affected by special educational needs or disability (SEND) services: Teaching, psychology, policy’. London Review of Education, 16 (2): 175–190. DOI https://doi.org/10.18546/LRE.16.2.01
Costa, A. R. (2012). Relações entre a Competência Percebida e o Talento a Matemática em alunos dos 8 aos 13 anos. https://dspace.usc.es/bitstream/10347/6126/1/rep_264.pdf
Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem. Lisboa: Editora Sílabo
Karimi-Aghdam, S. (2017). Zone of Proximal Development (ZPD) as an Emergent System: A Dynamic Systems Theory Perspective. Integr Psych Behav (2017), 51, pp76–93 DOI 10.1007/s12124-016-9359-1.
Miranda, G.L. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação. Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino. Lisboa: Relógio d’ Água
Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed.
Woolfolk, A. (2015).Educational Psychology . Pearson Education (US). ISBN: 9780133549928