Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Diferencial e da Personalidade | 783PDFP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio da psicologia diferencial e da personalidade. Aptidões/Competências a desenvolver: (i) Saber descrever, explicar os modelos e as teorias no domínio da psicologia diferencial e da personalidade; (ii) Capacidade de análise as diferenças individuais no contexto do desenvolvimento psicológico diferencial; (iii) Saber aplicar e integrar os determinantes das diferenças intra-individuais, inter-individuais e inter-grupais no desenvolvimento de estratégias de intervenção na família, a escola e o trabalho; (iv) Capacidade de análise e resolução de problemas no âmbito do diagnóstico e intervenção nos contextos sociais de desenvolvimento diferencial; (v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal (vi) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. Psicologia Diferencial e da Personalidade: introdução. 1.1. Objeto e objetivo da Psicologia Diferencial 1.2. Origem e desenvolvimento da Psicologia Diferencial. 1.3. Os métodos da Psicologia Diferencial. 2ª Unidade. 2. Inteligência. 2.1. Conceptualização: definições. 2.2. Abordagem psicométrica; abordagem desenvolvimentalista; abordagem cognitivista. 2.3. Teorias abrangentes do estudo da inteligência. 3ª Unidade. 3. Personalidade 3.1. Conceptualização: definições. 3.2. Teorias psicodinâmicas, humanistas, e sociocognitiva da personalidade 3.3. Teorias psicométricas da personalidade. 4ª Unidade. 4. Diferenças: origem e desenvolvimento 4.1. Origem das diferenças: individuais e de grupo 4.2. Contextos sociais de desenvolvimento diferencial: família, escola e trabalho 4.3. Personalidade e inteligência na educação e no trabalho. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas específicas dos fundamentos históricos da psicologia diferencial e da personalidade, permitindo compreender e integrar conceitos, modelos, teorias na área do estudo das diferenças individuais e de grupo; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da inteligência, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização conceptual; saber identificar e compreender as diferenças individuais e de grupo no estudo da inteligência. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da personalidade, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização conceptual; saber identificar e compreender as diferenças individuais e de grupo no estudo da personalidade. Unidade 4 - Os conteúdos programáticos privilegiam o estudo da origem das diferenças individuais e de grupo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático (40%), na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio da psicologia diferencial e da personalidade; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia diferencial e da personalidade; Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da inteligência; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo das diferenças (a nível do indivíduo, do grupo); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das diferenças; Unidade 3- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da personalidade; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo das diferenças (a nível do indivíduo, do grupo); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das diferenças; Unidade 4 - Exposição teórico-prática de conteúdos que privilegiam o estudo da origem das diferenças individuais e de grupo, permitindo analisar a influência dos contextos sociais de desenvolvimento diferencial: família, escola e trabalho; Apresentação de estudos de caso; Análise individual e discussão em grupo da influencia dos contextos de desenvolvimento diferencial. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, L.; Guisande, M.A.; Ferreira, A. (2014). Inteligência: perspetivas teóricas. Coimbra: Almedina Feist, J, & Feist, G. (2008). Teorias da personalidade. São Paulo: McGraw-Hill. Goldstein, S. (2015). Handbook of Intelligence. NY: Springer. Goleman, D. (2014). Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objectiva Malykh, S. (2017). The role of personality traits and intelligence in academic achievement of Russian high school students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 237, 1304 – 1309. Meldrum, R. C. et al (2019). Could peers influence intelligence during adolescence? An exploratory study. Intelligence 72, 28–34. Pervin L. A. (2010). Handbook of personality. ISBN: ISBN 0-89862-430-4 Prati G.; Mancini, A.D. (2021) The psychological impact of COVID-19 pandemic lockdowns: a review and meta-analysis. Psychological Medicine, 51, 201-211. https://dx.doi.org/10.1017/S0033291721000015 |