Unidade Curricular:Código:
Psicologia Diferencial e da Personalidade783PDFP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio da psicologia diferencial e da personalidade.
Aptidões/Competências a desenvolver:
(i) Saber descrever, explicar os modelos e as teorias no domínio da psicologia diferencial e da personalidade;
(ii) Capacidade de análise as diferenças individuais no contexto do desenvolvimento psicológico diferencial;
(iii) Saber aplicar e integrar os determinantes das diferenças intra-individuais, inter-individuais e inter-grupais no desenvolvimento de estratégias de intervenção na família, a escola e o trabalho;
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade. 1. Psicologia Diferencial e da Personalidade: introdução. 1.1. Objeto e objetivo da Psicologia Diferencial 1.2. Origem e desenvolvimento da Psicologia Diferencial. 1.3. Os métodos da Psicologia Diferencial.
2ª Unidade. 2. Inteligência. 2.1. Conceptualização: definições. 2.2. Abordagem psicométrica; abordagem desenvolvimentalista; abordagem cognitivista. 2.3. Teorias abrangentes do estudo da inteligência.
3ª Unidade. 3. Personalidade 3.1. Conceptualização: definições. 3.2. Teorias psicodinâmicas, humanistas, e sociocognitiva da personalidade 3.3. Teorias psicométricas da personalidade.
4ª Unidade. 4. Diferenças: origem e desenvolvimento 4.1. Origem das diferenças: individuais e de grupo 4.2. Contextos sociais de desenvolvimento diferencial: família, escola e trabalho 4.3. Personalidade e inteligência na educação e no trabalho.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas específicas dos fundamentos históricos da psicologia diferencial e da personalidade, permitindo compreender e integrar conceitos, modelos, teorias na área do estudo das diferenças individuais e de grupo;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da inteligência, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização conceptual; saber identificar e compreender as diferenças individuais e de grupo no estudo da inteligência.
Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da personalidade, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização conceptual; saber identificar e compreender as diferenças individuais e de grupo no estudo da personalidade.
Unidade 4 - Os conteúdos programáticos privilegiam o estudo da origem das diferenças individuais e de grupo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio da psicologia diferencial e da personalidade; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia diferencial e da personalidade; Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da inteligência; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo das diferenças (a nível do indivíduo, do grupo); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das diferenças; Unidade 3- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da personalidade; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo das diferenças (a nível do indivíduo, do grupo); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das diferenças; Unidade 4 - Exposição teórico-prática de conteúdos que privilegiam o estudo da origem das diferenças individuais e de grupo, permitindo analisar a influência dos contextos sociais de desenvolvimento diferencial: família, escola e trabalho; Apresentação de estudos de caso; Análise individual e discussão em grupo da influencia dos contextos de desenvolvimento diferencial.
Bibliografia:
Almeida, L.S. (1988). Teorias da inteligência. Porto: Edições Jornal de Psicologia.
Almeida, L.; Guisande, M.A.; Ferreira, A. (2009). Inteligência: perspetivas teóricas. Coimbra: Almedina
Bachs, J. (1984). Psicologia Diferencial. Mem Martins: Edições CETOP:Campos, B. P. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens. Universidade Aberta
Feist, J, & Feist, G. (2008). Teorias da personalidade. São Paulo: McGraw-Hill.
Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objectiva
Hansenne, M. (2005). Psicologia da Personalidade. Lisboa: Climepsi Editores
Reuchlin, M. (1986). A Psicologia Diferencial. Mem Martins: Publicações Europa-América.
Richardson, K. (1991). Compreender a inteligência. Lisboa: Epigénese e desenvolvimento.
Docente (* Responsável):
Carla Barros (cbarros@ufp.edu.pt)