Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente783PDCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(1) conhecer e articular as principais teorias do desenvolvimento humano nestas etapas e a posicionar-se criticamente face a elas.
1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano;
(2) Identificar e compreender as carateristicas e os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento;
(3) Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade – Psicologia do Desenvolvimento: Questões fundamentais
1.1. Psicologia do Desenvolvimento: Perspectiva histórica.
1.2. Introdução aos estudos do desenvolvimento humano.
1.3. Perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento.
1.4. Questões fundamentais em Psicologia do Desenvolvimento
1.5. Métodos de investigação para o estudo do desenvolvimento
2ª Unidade – Desenvolvimento do Período Pré-natal aos 2 anos
2.1. Estádios do desenvolvimento pré-natal e interacção hereditariedade-ambiente.
2.2. Desenvolvimento Físico e Saúde, Cognitivo e Psicossocial
3ª Unidade – Desenvolvimento no Período Pré-Escolar (3-5 anos)
3.1. Desenvolvimento Físico e Saúde
3.2. Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial
4ª Unidade – Desenvolvimento no Período Escolar (6-11 anos)
4.1. Desenvolvimento Físico e Saúde
4.2. Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial
5ª Unidade - Desenvolvimento na Adolescência
5.1. Desenvolvimento Físico e Saúde
5.2. Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas que servem de introdução ao estudo do desenvolvimento humano, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto aos diversos teóricos do desenvolvimento e conhecer as principais técnicas e metodologias usadas na investigação da Psicologia do Desenvolvimento.
Unidade 2, 3,4 e 5: Os conteúdos programáticos privilegiam a abordagem de matérias teóricas específicas na área do desenvolvimento , permitindo atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer o desenvolvimento normal da infância à adolescência de uma forma holística tomando em linha de conta o contexto; identificar e compreender as carateristicas e os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento e adquirir competências básicas de observação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização e duas provas escritas (30% cada), na execução de um trabalho teórico-prático (10%), de grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho (20%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Os conteúdos programáticos da Unidades Lectiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, activo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir conhecer e articular as principais teorias do desenvolvimento humano nestas etapas e a posicionar-se criticamente face a elas. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos da Unidade Lectiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, activo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica do desenvolvimento de bebés; desenvolver competências de avaliação do desenvolvimento de bebés; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. Visualização e análise de documentários referentes ao desenvolvimento intra-uterino. Unidade 3: Os conteúdos programáticos da Unidade Lectiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, activo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica do desenvolvimento de crianças dos 3 aos 5/6 anos; desenvolver competências de avaliação do desenvolvimento destas crianças; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. Unidade 4: Os conteúdos programáticos da Unidades Lectiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, activo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica do desenvolvimento de bebés; desenvolver competências de avaliação do desenvolvimento de crianças dos 6 aos 12 anos; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. Observação de crianças em idade escolar. Unidade 5: Os conteúdos programáticos da Unidades Lectiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, activo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica do desenvolvimento de adolescentes; desenvolver competências de avaliação do desenvolvimento de adolescentes; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos.
Bibliografia:
Blaye, A. & Lemaire, P. (2011). Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Lisboa: Instituto Piaget
Craig, G. (2001). Desarrollo Psicológico (8th Ed.). México: Pearson Educación.
Cole, M. & Cole, S. R. (2003). O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre: Artmed.
Hoffman, L., Paris, S., & Hall, E. (1994). Developmental Psychology Today (6th Ed). New York. McGraw-Hill.
Hoffman, K., Vernoy, M. & Vernoy, J. (2003). Psicologia. São Paulo: Editora Atlas, SA.
Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill
Santrock, J.W. (2004). Psicologia del desarrollo en la adolescencia. Madrid: McGraw-Hill
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)