Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente783PDAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os principais objetivos de aprendizagem a atingir são os seguintes:
i) desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão sobre o desenvolvimento psicológico durante a adultez e a senescência;
ii) aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente;
iii) desenvolver capacidades de recolha, de seleção e de interpretação de informação relevante no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente, que habilite os alunos a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais científicos e éticos relevantes;
iv) demonstrar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Psicologia do Desenvolvimento: enquadramento epistemológico
1.1. Objeto de estudo, objetivos e principais conceitos e métodos em Psicologia do Desenvolvimento
1.2. Questões éticas
1.3. Perspetivas e modelos teóricos do desenvovimento do adulto e do senescente
Unidade Letiva 2. Desenvolvimento do Adulto e do Senescente: avaliação e promoção
2.1. Desenvolvimento do eu e da identidade
2.2. Desenvolvimento cognitivo
2.3. Desenvolvimento académico, vocacional e da carreira
2.4. Desenvolvimento afetivo e social
2.5. Desenvolvimento sexual
2.6. Desenvolvimento moral e dos valores
2.7. Doença, morte e luto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade letiva 1 é introdutória e visa, sobretudo, traçar o cenário no qual os conteúdos da unidade letiva 2 terão que ser enquadrados; na unidade letiva 2 são abordados os principais domínios do desenvolvimento humano nas faixas etárias consideradas (adultez e senescência), procurando levar o aluno a não só a desenvolver conhecimentos mas também a ser capaz de exercitar a sua aplicação na área da Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As unidades letivas 1 e 2 começam por ser alvo de exposição descritiva e organizativa para que, numa segunda fase, estes conhecimentos possam ser aplicados em contextos de observação.
A avaliação consiste na realização de uma frequência final de semestre (que engloba questões de escolha múltipla e questões de desenvolvimento) e que tem uma ponderação de 60% na nota final da unidade curricular. Em pequenos grupos (2 a 3 alunos), é realizado um trabalho escrito (sob a forma de desdobrável) a ser apresentado e discutido em sala de aula; este trabalho terá a ponderação de 40% na nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição descritiva e organizativa dos conteúdos programáticos visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre a Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente, os quais são certificados na avaliação escrita e aplicados, em contexto de observação, na análise das principais áreas de desenvolvimento em situações reais, as quais são depois apresentadas ao grande grupo sob a forma de desdobrável.
Bibliografia:
Cavanaugh, J.C. (2006). Adult development and aging (5th ed). Belmont: Wadsworth Publishing.
Demick, J., & Andreoletti, C. (Eds.) (2003). Handbook of adult development. New York: Springer Science and Business Media.
Fonseca, A. M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Menezes, I. (1999). Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social. Porto: Asa Editores.
Neri, A. L. (Org.) (2003). Qualidade de vida e idade madura (5ª ed.). Campinas, SP: Papirus.
Oliveira, J. H. B. (2005). Psicologia do envelhecimento e do idoso. Porto: Livpsic.
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Feldman, R.D. (2006). Desenvolvimento Humano (8ª ed.) (D. Bueno Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Obra original publicada em 2001).
Vandenplas-Holper, C. (2000). O desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice (maturidade e sabedoria) (P. R.
Docente (* Responsável):
Sónia Alves (salves@ufp.edu.pt)