Unidade Curricular:Código:
Psicologia Clínica e da Saúde784PCSA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Os alunos devem demonstrar possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados;
b) Os alunos devem saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde;
c) Os alunos devem mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes;
d) Os alunos devem ser dotados de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Conteúdos Programáticos:
1. Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica da Saúde: Emergência e evolução.
1.1. Breve resenha histórica.
1.2. Objecto de estudo e objectivos.
1.3. Convergências, divergências e subespecialidades.
2. Psicologia Clínica e da Saúde: Aspectos práticos.
2.1. Principais áreas, modelos e métodos de intervenção.
2.2. Avaliação, intervenção e investigação: Alguns aspectos éticos.
2.3. Os outros: Dos outros significativos aos cuidadores formais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: pontos 1.1., 1.2., 1.3., 2.1.;
- Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde: pontos 1.3, 2.1., 2.2., 2.3.;
- Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: pontos 1.3., 2.1., 2.2., 2.3.;
- Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: pontos 2.1., 2.2., 2.3..
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos nestas através de questões (relativas a exemplos, implicações, conteúdos previamente abordados, etc.);
Indicação prévia de bibliografia sobre os temas e discussão destes nas aulas, estimulando a articulação com conhecimentos e experiências anteriores dos alunos;
Treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica;
Treino de competências de investigação científica;
Análise de extractos de filmes/livros, de forma a exemplificar/concretizar determinados pontos;
Apresentação oral e escrita (seguida de clarificações sempre que necessário; cf. TPC) por parte dos alunos;
Discussão de casos (cf. articulação com a CPP e HE-UFP);
Role-play.
A avaliação adoptada é contínua, consistindo em práticas específicas - trabalho sistematizado num relatório (50% da nota final) e numa prova teórica escrita (50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
- Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão sobre Psicologia Clínica e da Saúde a um nível que corresponda e se apoie em livros de texto avançados: Apresentação dos temas nas aulas; Indicação prévia de bibliografia sobre os temas e discussão destes; Treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica; - Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Psicologia Clínica e da Saúde: Análise de extractos de filmes/livros; Discussão de casos; Apresentação oral e escrita; Discussão nas aulas; Role-play; - Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes: Treino de competências de investigação científica; Apresentação oral e escrita; Discussão nas aulas; - Desenvolver competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas: Treino de competências de investigação científica; Discussão de casos; Role-play.
Bibliografia:
Artigos científicos e recursos on-line (p.e., site da OPP e da APA)
Barros, L. (2003). Psicologia pediátrica: Perspectiva desenvolvimentista (2ª ed. rev.). Lisboa: Climepsi.
Bennett, P. (2002). Introdução clínica à psicologia da saúde. Lisboa: Climepsi.
Marques, M. M., & Teixeira, P. J. (2014). Modificação comportamental na gestão do peso: Da teoria à prática. Factores de Risco, 34, 56-66.
Ogden, J. (1999). Psicologia da saúde. Lisboa: Climepsi.
Plante, T. G. (2005). Contemporary clinical psychology (2nd ed.). Hoboken, NJ: Wiley.
Ribeiro, J. L. P. (2005). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto.
Docente (* Responsável):
Rute Meneses (rmeneses@ufp.edu.pt)