Unidade Curricular:Código:
Psicologia Cognitiva II: Linguagem e Cognição783PCO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação no domínio da psicologia da cognição
OA2. Descrever e explicar os principais conceitos da psicologia cognitiva: a atenção, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão
OA3. Descrever e explicar a linguagem, designadamente as teorias do desenvolvimento da linguagem, aquisição e processamento e as perturbações da linguagem
Conteúdos Programáticos:
CP1: A cognição Humana
1.1. Definição e a sua relação com o behaviorismo
1.2. O estudo das representações mentais
1.3. A Atenção: o arousal, a atenção selectiva, a atenção sustentada e a atenção dividida
1.4. A Resolução de problemas
1.5. O Raciocínio
1.6. A Tomada de Decisão
CP2. A Linguagem
2.1. As teorias do desenvolvimento da linguagem
2.2. Aquisição e processamento
2.3. Perturbações da linguagem.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade I. Cognição Humana
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Unidade II. Linguagem
Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, na pontualidade e assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
I. Cognição Humana Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. Resolução de problemas. Raciocínio. Tomada de Decisão. Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Linguagem Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Bibliografia:
Anderson, J. R. (2006). Cognitive psychology and its implications (6ª ed.). New York: Worth.
Eysenck, M. W. (2003). Principles of cognitive psychology (2ª ed.). Hove: Psychology Press.
Solso, R. L. (2001). Cognitive psychology (6ª ed.). Boston: Allyn & Bacon.
Sternberg, R. J. (2003). Cognitive psychology (3ª ed.). Fort Woth: Harcourt Brace.
Docente (* Responsável):
Joaquim Ramalho (ramalho@ufp.edu.pt)