Unidade Curricular:Código:
Psicologia Cognitiva I: Perceção, Aprendizagem e Memória783PCO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. introduzir o aluno às principais abordagens, métodos e técnicas da Psicologia Cognitiva, aprofundando seus aspectos históricos e epistemológicos;
OA2. promover a aquisição e integração de conhecimentos, teorias e modelos explicativos dos seguintes processos psicológicos básicos: perceção, aprendizagem e memória;
OA3. promover a aplicação de saberes teórico-práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos processos cognitivos aquando do processamento da informação;
(iv) familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação em Psicologia Cognitiva.
Conteúdos Programáticos:
CP1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA COGNITIVA
1.1. Reinterpretação da Psicologia Experimental segundo o Cognitivismo
1.2. Os fatores históricos desencadeadores do cognitivismo experimental
1.3. As Ciências Cognitivas
CP2. PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS:
2.1. Percepção: Percepção Visual e Efeitos Contextuais
2.2. Aprendizagem: A Aprendizagem Básica, Processos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem
2.3. Memória: Operações da Memória, Processos da Memória e Perturbações da Memória.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva
Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
II. Processos Cognitivos Básicos
Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, na pontualidade e assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
I. Aspectos Históricos da Psicologia Cognitiva Conhecer a história da Psicologia Cognitiva. Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento histórico da Psicologia Cognitiva; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Processos Cognitivos Básicos Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Bibliografia:
Anderson, J. R. (2006). Cognitive psychology and its implications (6th. ed.). New York: Worth
Eysenck, M. W. (2003). Principles of cognitive psychology (2ª ed.). Hove: Psychology Press.
Medin, D., Ross, B. & Markman, A. (2005). Cognitive Psychology. New Jersey: John Wiley & Sons.
Solso, R. L. (2001). Cognitive Psychology (6th. ed.). Boston: Allyn & Bacon.
Sternberg, R. J. (2005). Cognitive Psychology (3rd. ed.). Fort Worth: Harcourt Brace.
Docente (* Responsável):
Joaquim Ramalho (ramalho@ufp.edu.pt)