Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Comportamento Desviante783PCD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular tem como objectivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da psicologia do comportamento desviante e suas especificidades. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica ao fenómeno criminal, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca activa de conhecimento de base empírica.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à Psicologia do Comportamento Desviante. Perspetiva desenvolvimental e etiológica do comportamento desviante. Comportamento antissocial. Comportamento desviante e consumo de substâncias. Psicopatologia e comportamento desviante. Comportamento desviante e sexualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
Uma prova teórica escrita (70%) 3 trabalhos práticos (30%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
American Psychiatric Association (2014). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi.
Kazdin, A. E., & Buela-Casal, G. (2001). Conduta anti-social. Lisboa: McGraw-Hill.
Docente (* Responsável):
Zélia Teixeira (zelia@ufp.edu.pt)