Unidade Curricular:Código:
Psicopatologia da Criança e do Adolescente784PCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1) Conhecer as origens e evolução da Psicopatologia da criança e do adolescente enquanto campo de conhecimento e disciplina científica. Compreender referências histórico-antropológicas e epistemológicas, metodológicas e aplicadas e que são nucleares para a fundamentação conceptual e crítica na área vocacional e profissional.
2) Conhecer alguns quadros clínicos relevantes da psicopatologia da criança e adolescente no contexto desenvolvimental e estrutural a nível conceptual e aplicado à análise de casos.
3) Adquirir conhecimentos e competências de análise e diagnóstico multidmensional em Psicopatologia da criança e do adolescente e que promovem a interpretação e compreensão crítica e a resolução de problemas.
4) Desenvolver trabalho de leitura e pesquisa bibliográfica, competências de comunicação oral e escrita, capacidade de organização da informação, auto-aprendizagem, e a integração de princípios ético-deontoógicos na área disciplinar e aplicada ao campo psicossocial.
Conteúdos Programáticos:
Unidade lectiva 1- Enquadramento histórico-epistemológico da Psicopatologia da criança e do adolescente: origens da formação desta disciplina cientifica. Marcos e noções básicas.
UL 2- Perturbações clínicas mais frequentes ao longo do desenvolvimento da infância e da adolescência. 2.1 Desenvolvimento, ciclos vitais e Psicopatologia. 2.2 P.s do Sono. 2.2 P.s Alimentares e da ingestão. 2.3 Ps. da Comunicação 2.4 P.s da Eliminação. 2.5 P.s do Comportamento e P. Hiperactividade/Défice de Atenção.
UL 3- Perturbações de Ansiedade. Perturbação de Ansiedade de Separação. Fobias escolares. Articulação à noção de Organização psicopatológica estrutural. Casos clínicos.
UL 4- Outras perturbações/quadros clínicos. (4.1) Quadros depressivos na criança e no adolescente. (4.2) Quadros psicóticos na criança e no adolescente; Perturbação do espectro do autismo. (4.3) Organizações estado-limite em crianças e adolescentes. (4.4) Desarmonias evolutivas na criança e no adolescente.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na Unidade Lectiva 1 privilegia-se a aquisição de noções básicas e referências constituintes da Psicopatologia da Criança e do Adolescente, quanto às origens e evolução deste campo do conhecimento e disciplina científica. Este conhecimento histórico-epistemológico é estruturante de conhecimentos e competências de análise, fundamentação e diagnóstico fulcrais para a área vocacional e profissional, e ainda de análise crítica e sensiblização a questões éticas.
Nas UL 2, 3 e 4 promove-se o conhecimento dos principais quadros psicopatológicos da criança e do adolescente em diversas perspectivas e dimensões conceptuais e diagnósticas. São estruturadas bases teóricas da diversidade de tipologias da psicopatologia, treinadas competências de utilização de diversos modelos e bibliografias, e a análise de casos para a compreensão no contexto psicossocial em que surgem. Promove-se a reflexão compreensiva, a auto-aprendizagem e o amadurecimento de competências na área da formação em psicologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias diversas que promovem a assimilação, a compreensão e a articulação entre os conteúdos, assim como a sua aplicação, nomeadamente através de: Exposição oral dos conteúdos teóricos em aula, estudo do material de apoio na plataforma virtual (textos, sínteses temáticas, filmes ilustrativos), análise e debate de textos e de casos clínicos, exercícios de análise e resolução teórica e/ou teórico-clínica, participação em Fóruns (UV) para debate dos conteúdos programáticos, eventual observação clínica de consultas na CPP e respetiva discussão, articulação das observações aos conteúdos da UC.
A Avaliação realiza-se de forma contínua, através de provas escritas em dois momentos (40% + 60% respetivamente). No processo de ensino-aprendizagem fomenta-se a participação oral e o trabalho não-presencial de leitura e análise de textos da bibliografia do programa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na Unidade Letiva 1, a exposição descritiva e comentada, assim como a leitura e discussão de bibliografia e documentação de apoio pedagógico com os alunos, e ainda a visualização de filmes ilustrativos (casos, conceções, métodos) emblemáticos na história da Psicopatologia da criança e do adolescente permitem alicerçar o conhecimento acerca evolução de conceitos, abordagens teórico-práticas e modelos de diagnóstico neste campo. Nas Unidades Letivas 2, 3 e 4, a exposição em aula pelo docente e o estudo bibliográfico pelos alunos acerca das perturbações da criança e adolescência, assim como a realização de exercícios e análise de casos clínicos, promovem o conhecimento das características clínicas e psicopatológicas das perturbações à luz de diferentes grelhas e modelos, a integração de noções diferenciais e a aquisição de competências de análise e diagnóstico. A análise de casos tem em conta material clínico do discurso verbal e não verbal, desenhos das crianças ou adolescentes, etc. A observação de consultas (na Clínica Pedagógica), se autorizada, proporciona otimizar a integração dos conteúdos. A participação em fóruns na plataforma virtual e a elaboração de fichas de leitura contribuem para aprofundar os conhecimentos e competências.
Bibliografia:
American Psychological Association. (2014). DSM-5 – Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Climepsi.
Essau, C. et al. (2017). Emotion regulation and psychopathology in children and adolescents.
Oxford University Press.
Luyten, P., Mayes, L., Fonagy, P., Blatt, J., et al. (Eds, 2017). Handbook of psychodynamic
approaches to psychopathology. Guilford Publications.
Gueniche, K. (2005). Psicopatologia descritiva e interpretativa da criança. Climepsi.
Marcelli, D. (2005). Infância e psicopatologia. Climepsi.
Rustin, M., & Rustin, M. (Eds., 2019). New discoveries in child psychotherapy findings from qualitative research. Routledge.
Sallis, H., Szekely, E., & Neumann, A. (2019). General psychopathology, internalising and externalising in children and functional outcomes in late adolescence. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 60(11), 1183–1190. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.13067
Strecht, P. (2012). Interiores. Assírio & Alvim.