Unidade Curricular:Código:
Psicopatologia do Adulto e do Senescente784PASE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1- Conhecer as origens e evolução da Psicopatologia referenciando a diversidade e complementaridade de correntes e abordagens.
2- Compreender a relatividade do normal, do desvio e do patológico a partir de diversas perspetivas. Compreender o equilíbrio dinâmico entre a saúde e a doença, o processo dinâmico de descompensação e a questão estrutural.
3- Conhecer os quadros clínicos mais relevantes na psicopatologia do Adulto e do Senescente no plano teórico e em articulação a casos práticos.
4- Adquirir competências de análise em psicopatologia evidenciando a distinção de níveis e dimensões do ponto de vista conceptual e clínico.
5- Exercitar competências de observação e análise de casos clínicos à luz de diferentes grelhas e modelos aplicando os conteúdos programáticos.
6- Desenvolver trabalho de leitura conceptual e pesquisa bibliográfica, competências de interpretação, expressão oral e escrita, capacidade de seleção da informação e espírito crítico na área disciplinar.
Conteúdos Programáticos:
1- Enquadramento da Psicopatologia: origens e evolução histórica e epistemológica até à atualidade e algumas noções básicas.
2- 2.1. O "normal" e o "patológico". 2.2. Saúde mental: Descompensação, tipo de sintomas e Organizações psicopatológicas estruturais. 2.3. Casos clínicos.
3- Quadros Ansiosos. 3.1. Tipos de sintomas. 3.2. Neuroses. 3.3. P. de Ansiedade; P. Obsessivo-compulsiva; P. de Sintomas Somáticos; P. de Trauma e Fatores de Stress; P. Dissociativas.
4- Organizações Estados-limite (borderline). P. Borderline e outras Patologias da Personalidade.
5- Depressões. Polimorfia. DSM 5: P. Depressivas (adulto e senescente) e P. Bipolares. Ep. maníaco, hipomaníaco, e melancolia.
6- Psicoses. P. Psicóticas.
7- Psicopatologia do Envelhecimento e Senescência. 7.1. Dinâmica do Envelhecimento. 7.2. Semiologia diferencial. Senilidade, depressão e demência. 7.3. Nosologia e nosografia dos quadros clínicos mais associados à senescência.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade Letiva 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de referências constituintes da Psicopatologia do adulto e da senescência, a origem e evolução das conceções e teorias, práticas e métodos (observação, investigação, intervenção). Este conhecimento epistemológico é estruturante de competências e da realização dos objetivos programáticos.
Unidades Letivas 2 a 6 - Promove-se o estudo dos principais quadros psicopatológicos do adulto à luz de diversas abordagens e dimensões (clínicas, nosográficas, fenomenológicas, psicodinâmico-estruturais), com aplicação a casos práticos (bibliografia, e observação de consultas).
Unidade Letiva 7 - Promove-se a compreensão de envelhecimento e senescência, a distinção de noções semiológicas fundamentais, e conhecimento dos principais quadros psicopatológicos e nosológicos da senescência à luz de diversas dimensões, e aplicações a casos clínicos (bibliografia e observação de consultas) promovendo a aquisição de competências.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição, análise e aplicação dos fundamentos conceptuais e metodológicos da psicopatologia do adulto e do senescente. Promove-se a aprendizagem dos conteúdos programáticos, a partir da exposição em aula pelo docente, da leitura e análise de bibliografias e da análise de casos clínicos com base na distinção de dimensões do funcionamento psicopatológico. Acresce a participação oral dos alunos, diálogo e exercícios sobre os conteúdos em estudo, trabalho não presencial sobre os temas abordados. A avaliação é contínua, baseando-se num teste escrito presencial e num trabalho sobre um tema do programa realizado em grupo. Estes dois elementos de avaliação contínua têm a cotação respetiva de 70% e 30%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade Letiva 1 e 2 serão alvo de exposição descritiva e comentada, no sentido de se organizar e orientar o estudo da psicopatologia nas suas diversas vertentes e dimensões, e assim alicerçar o conhecimento teórico e o desenvolvimento de noções aplicadas. As Unidades Letivas 3 a 7 serão alvo de exposição descritiva dos principais quadros clínicos e perturbações psicopatológicas do Adulto e do Senescente, assim como análise de casos clínicos, no sentido de se promover conhecimentos e competências de compreensão e diagnóstico. A observação de consultas engloba posteriormente a sua discussão com o psicólogo da consulta e o docente, registo, análise à luz de diversas dimensões e modelos (fenomenológica, classificativa, psicopatológica e dinâmica) e elaboração diagnóstica, promovendo conhecimentos e competências de análise diferencial, compreensão de diferentes níveis, dimensões e diagnóstico em psicopatologia.
Bibliografia:
American Psychological Association (2014). DSM-5 – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Climepsi.
Barnhill, J. (2018). DSM-5 Casos clínicos. Climepsi.
Correira, D. (2014). Manual de psicopatologia. Lidel.
Firmino, H., Simões, M., & Cerejeira, J. (2016). Saúde mental das pessoas mais velhas. Lidel.
Lingiardi, V., & Mcwilliams, N. (2017). Psychodynamic diagnostic manual. (2nd Ed.). Guilford.
Charrier, P., & Ambrosi, H. (2006). Os estados-limite. Climepsi.
Matos, M. (2019). Mecanismos de defesa. In Nunes et al. (Coord.), Comportamento e saúde mental. Pactor.
Matos, M. (2019). Neuroses vs. psicoses. In Nunes et al. (Coord.), Comportamento e saúde mental. Pactor.
Nordgaard, L., & Parnas, J. (2013). The psychiatric interview: Validity, structure, and subjectivity. European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, 263(4), 353–364. http://dx.doi.org/10.1007/s00406-012-0366-z